Nova variante de gonorreia está a espalhar-se e é resistente a antibióticos

dst
[Fotografia: Pixabay/ Pexels]

As doenças sexualmente transmissíveis continuam a ser um tema que requer bastante atenção e que ainda é tabu por vezes.

Apesar dos tratamentos que já existem, da informação cada vez mais disseminada e dos métodos contracetivos como o preservativo, que também evita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, estas ainda existem e continuam a ser um problema latente em todas as faixas etárias.

Recentemente, foi detetada, no Reino Unido, um nova variante de gonorreia, uma infeção causada pela bactéria Neiserria gonorrhoeae e que afeta mulheres e homens. Esta infeção pode afetar zonas como o colo do útero e causa corrimento vaginal amarelado ou esverdeado, dor ao urinar e dor durante a relação sexual.

Esta nova variante da doença é resistente a antibióticos e está a espalhar-se pelo Reino Unido, sendo que um caso foi detetado em Londres, Inglaterra, num homem com cerca de 20 anos.

Os médicos têm vindo a alertar a população para o uso de preservativos com parceiros novos ou casuais para evitar a proliferação da doença.

A nova variante da infeção é resistente à Ceftriaxona, o principal medicamente usando no tratamento. Este é um tipo de infeção comum na região da Ásia Pacífico, mas rara no Reino Unido.