Novas tendências de maquilhagem que chegam da semana da moda de Nova Iorque

make up
[Fotografia: Raphael Lovaski/ Unplash]

A maquilhagem e o cabelo ganham, de ano para ano, mais protagonismo nos desfiles e deixam rasto cada vez mais marcante e muito para lá dos coordenados e acessórios que são apresentados nas passerelles.

Na Semana da Moda de Paris, o foco foi para os cabelos médios, já na de Nova Iorque, que se aproxima da reta final, emergem os cabelos curtos e com variedade de tranças, perucas ou acessórios. Entre eles, reinam os gorros da Miu Miu, por exemplo. O cabelo começa a ser encarado como uma forma de passar uma mensagem e o mesmo acontece com a maquilhagem.

Cabelo aquoso

Os coques baixos e texturizados para conseguir um efeito molhado que, normalmente, são uma constante nas passarelles, deram lugar a uma nova forma de trabalhar o cabelo. O efeito de cabelo mais oleoso que molhado foi um dos penteados mais usados.

Altuzarra alternou as propostas com cabelos soltos e texturizados e algumas mechas soltas pelo rosto. O volume deixa de ter tanta importância, pois o que favorece é o brilho e ondulação natural. A raiz não fica emaranhada, simplesmente é penteada com os dedos.

Maquilhagem colorida

A cor assume uma grande importância na maquilhagem. Delineador, sombra ou um esfumado emergem em cores altamente pigmentadas. A tendência foi usada em desfiles de nomes como Siriano, Ndigo ou Weider Silveiro que apostaram em tons como amarelo néon, azul índigo ou rosa fúscia. O uso do amarelo para iluminar o canal lacrimal oferece um ar mais pop e juvenil ao look.

Contudo, a sombra mais usada foi o azul, que chegou em todos os tons. Siriano apostou em azul pastel e Mohapatra num delineador em azul Klein. Já Kim Shui usou uma sombra em azul metálico. O azul não só passa uma ideia de elegância como é mais brilhante que o preto tradicional.

O rosa fúcsia ou néon também estiveram em destaque. Ariana Grande usou um delineador flutuante, por exemplo. Houve ainda delineados esfumados com sombras rosadas e sem limites. Este cor ganhou uma nova conotação, deixou de estar ligada à ideia de inocência e passou a estar associada a looks noturnos e poderosos.

Volume capilar

Tranças e volume XXL são mais duas das tendências que marcaram a Semana da Moda de Nova Iorque. A aposta atual recai no volume mais natural e com ondas grossas, naturais ou não, e que são criadas com recurso a rolos.

Pele húmida

Pele bastante hidratada, conjugada com um cabelo com efeito molhado e maquilhagem minimalista que mostre apenas a tez iluminada das modelos foi a proposta de Roege Hov.

De forma a conseguir esse visual, Altuzarra combinou o efeito molhado, tanto no rosto como no cabelo, com os cabelos oleosos e tendenciosos com uma pele oleosa com gloss, sombras iridescentes em tons frios.

Já Son Jung Wan apostou em peles suculentas com maquilhagem escura nos olhos, uma espécie de regresso aos anos de 2010.

Regresso dos olhos “super escuros”

Esta era uma tendência de 2010 e que parece estar de volta, mas com algumas mudanças. Jason Wo foi um dos que trouxe esta moda de volta, mas com um ligeiro incremento: um ponto de luz no canal lacrimal com a ajuda de uma sombra amarela.

Já Alice & Olivia tornam o lápis preto numa caneta e emolduraram toda a pálpebra. Também Michael Kors voltou a esta tendência mas de forma menos dramática ao optar por brincar com sombras prateadas que criavam tons de azul que borravam a pálpebra superior e inferior.

Peter Do ou Tibi elegeram esfumar os olhos com sombras castanhas levemente alaranjadas conferindo assim uma sensação de calor ao olhar.