Nove alimentos que contribuem para uma melhor qualidade do sono

pexels-mikhail-nilov-6707512
[Fotografia: Mikail Nilov/Pexels]

A privação do sono é um dos piores danos à saúde, muito devido ao estilo de vida atarefado que tendemos a ter. A ansiedade e a incerteza ocuparam os nossos dias, o que acabou por não facilitar os hábitos de sono. Além do mais, várias foram as pessoas que se queixaram de ter cada vez mais sonhos, e mais intensos, o que também dificultou este processo. Este tipo de acontecimentos acaba por interferir mais com as mulheres, que têm mais dificuldade em adormecer e “desligar” o cérebro.

Já sabemos de dormir bem tem várias benefícios para a saúde, sendo um deles ajudar no processo de emagrecimento, mas há várias outras razões. Por esses mesmo motivo, existem alguns alimentos que a podem ajudar a passar melhor a noite e evitar alguns problemas.

Ora veja abaixo alguns alimentos que não devem faltar na sua ementa semanal:

Amêndoas e nozesNão apenas as nozes como também as amêndoas contêm altos níveis de magnésio, sendo também uma grande fonte de hormonas do sono como a melatonina.

Peru – umas fatias de peito de peru cerca de uma hora antes de ir dormir podem ajudar, afirmam especialistas à Vogue. Isto devido ao alto nível de triptofano e proteína, que ajudam a ativar o estado de sonolência.

Kiwi – esta fruta não é apenas boa para os intestinos mas também para o sono devido aos altos níveis de antioxidantes. A qualidade de sono é melhorada.

Requeijão – rico em triptofano, o queijo tipo requeijão é um bom alimento para incorporar à sua dieta se vê muitas vezes o seu sono interrompido. Tente combiná-lo com outro alimento adequado para dormir, como framboesas ricas em melatonina, para obter um efeito de super alimento.

Tâmaras -são uma fonte brilhante de melatonina. A ingestão de algumas tâmaras pode ajudar a acalmar o corpo, além de manter o açúcar no sangue equilibrado enquanto dorme.

Bananas – cheias de magnésio, potássio e triptofano, uma banana é a fruta ideal para conseguir ter uma mente relaxada e um sono tranquilo – troque sobremesas açucaradas à noite por esta potência calmante.

Peixes gordos – peixes como o salmão, truta cavala ou sardinha são ricos em vitaminas B6 que ajudam o corpo a produzir melatonina e a dormir melhor.

Chá de camomila – talvez esta proposta não lhe surja como uma novidade. Mas troque o seu habitual café por uma copo de chá e vai ver melhorias imediatas no seu sono. Isto irá ajudar a diminuir a ansiedade e stress.

Leite – que atire a primeira pedra quem nunca ouviu dizer que um copo de leite morno antes de dormir ajuda a dormir. E é verdade. O cálcio e o triptofano ajudam o corpo a relaxar.