Nove alterações no corpo quando não se gosta do emprego

pexels-anna-tarazevich-6173676
[Fotografia: Anna Tarazevich/Pexels]

Pessoas e relações tóxicas fazem-nos mal e há que aprender a mantê-las longe das nossas vidas. Mas, então, e quando falamos de empregos tóxicos? Estar num emprego que não goste pode estar a deixá-la doente de várias formas e talvez nem se esteja a aperceber disso. Toda a gente tem dias menos bons, incluindo no local de trabalho, mas existem algumas sintomas com os quais devemos estar especialmente atentas.

De forma a evitar que uma semana má no trabalho acarrete problemas sérios para a saúde, os especialistas pedem atenção redobrada com certos sinais corporais e mentais. Jeffrey Pfeffer, professor especialista em comportamento organizacional citado pelo site norte-americano Huffington Post, fala mesmo em casos de morte associados a problemas de foro laboral. Mas, evitando ir ao limite e olhando para os alertas mais comuns, é caso para analisar os sinais mais comuns e fazer já um diagnóstico.

Dificuldade em dormir. O stress no trabalho leva a que muitas vezes deixe de ter noites descansadas porque está constantemente a pensar, por exemplo, em coisas que tem para fazer ou acabar. Se isto se tornar num padrão, cuidado

Dores de cabeça constantes. Quando estamos em ambientes de stress intenso, os nossos músculos tendem a ficar mais contraídos e tensos. Quando vemos o local de trabalho como uma zona não segura, tendemos a contrair os músculos. Se essa tensão for feita também na zona do pescoço, pode originar dores de cabeça constantes.

Músculos ficam tensos e doem. Adrenalina e outras hormonas associadas ao stress podem ser libertadas quando estamos em ambientes desfavoráveis. Isto tem impacto imediato também no nosso físico.

Saúde mental piora. Para além dos problemas físicos, também a mente começa a ser afetada e mesmo a piorar, chegando mesmo a desenvolver problemas mentais como depressão.

Pode ficar doente com mais frequência. Se está constantemente a ficar doente, tome nota, porque pode ser um sintoma de um trabalho tóxico. Há estudos que sugerem que o stress influencia o sistema imunitário.

Perda de apetite sexual. Muitas das vezes trazemos os problemas do trabalho para casa e isso acaba por afetar a nossa vida conjugal e familiar. Se o ambiente for tóxico, pior.

Está constantemente cansada. Física e emocionalmente.

Estômago desregula. Inchaço, enjoo, indigestão são alguns dos problemas que podem estar associados a uma trabalho tóxico. O stress é um dos principais problemas para tudo, e o estômago não é exceção

Apetite sofre alterações. Na maioria das vezes, ambientes de stress podem levar-nos a ver a comida como uma escapatória, um conforto. Normalmente o açúcar dá a sensação de alívio, mas é um hábito muito pouco saudável. Também pode acontecer o contrário.

Então, o que fazer nestes casos? Faça uma pausa. Depois de o seu corpo ter visto o seu local de trabalho como uma ameaça e de ter acionado todos os mecanismos de defesa, tem que fazer uma pausa e dar-lhe tempo para se recuperar. Redirecione o pensamento negativo. A nossa mente é muito poderosa. Experimente meditar, por exemplo.