Nove coisas que podem alterar o ciclo menstrual

A menstruação está atrasada? Calma, estar grávida não é a única hipótese – sobretudo se não teve relações sexuais (desprotegidas) nos últimos tempos. Existem várias explicações para o clico menstrual se alterar, adiando a visita mensal e normal do período mesmo de quem é mais regular.

Cada menstruação dura aproximadamente quatro a sete dias, mas o intervalo entre cada menstruação dura em média 28 dias (a contar do primeiro dia do ciclo), podendo variar de 25 a 35 dias”, explica a ginecologista e obstetra Sofia Serrano, em “O Livro da Mulher”. Um atraso de cinco a dez dias é por isso normal a nível de saúde e os motivos para que tal aconteça – descartando a gravidez – podem ser vários (conheça-os na galeria acima).

Importa ainda saber que os ciclos menstruais levam cerca de dois anos a regularizarem-se e podem variar de mulher para mulher. “Durante os primeiros anos, as menstruações podem ser irregulares. É possível menstruar uma vez e depois só ao fim de seis meses. Uma menstruação pode durar um dia e a seguinte dez dias. Também é possível que aconteça alguma hemorragia entre dois ciclos menstruais”, explica Sofia Serrano.

Após esses dois anos, é preciso estar atento a alterações constantes: “Na presença de ciclo menstrual irregular, ou quando não há menstruação por mais de três meses, deve-se procurar um ginecologista para investigar a causa do problema”, aconselha a especialista.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer as várias razões que podem alterar ciclo menstrual.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Já existem fatos de banho e biquínis à prova de menstruação

Tudo o que tem de saber sobre a TPM