Nove fatores que arriscam atrasar o ciclo menstrual e nenhum é a gravidez

middle aged belly
middle aged belly

A menstruação está atrasada? Calma, estar grávida não é a única hipótese – sobretudo se não teve relações sexuais (desprotegidas) nos últimos tempos. Existem várias explicações para o ciclo menstrual se alterar, adiando a visita mensal e normal do período mesmo de quem é mais regular.

Cada menstruação dura aproximadamente quatro a sete dias, mas o intervalo entre cada menstruação dura em média 28 dias (a contar do primeiro dia do ciclo), podendo variar de 25 a 35 dias”, explica a ginecologista e obstetra Sofia Serrano, em “O Livro da Mulher”. Um atraso de cinco a dez dias é por isso normal a nível de saúde e os motivos para que tal aconteça – descartando a gravidez – podem ser vários.

No dia Internacional da Higiene e Saúde Menstrual, que se assinala esta sexta-feira, 28 de maio, recordamos abaixo os nove fatores que comprometem a regularidade do ciclo e que são mais comuns do que possa imaginar.

Importa ainda saber que os ciclos menstruais levam cerca de dois anos a regularizarem-se e podem variar de mulher para mulher. “Durante os primeiros anos, as menstruações podem ser irregulares. É possível menstruar uma vez e depois só ao fim de seis meses. Uma menstruação pode durar um dia e a seguinte dez dias. Também é possível que aconteça alguma hemorragia entre dois ciclos menstruais”, explica Sofia Serrano.

Após esses dois anos, é preciso estar atento a alterações constantes: “Na presença de ciclo menstrual irregular, ou quando não há menstruação por mais de três meses, deve-se procurar um ginecologista para investigar a causa do problema”, aconselha a especialista.

Novo produto de beleza: Algumas fórmulas contêm disruptores endócrinos (substâncias exógenas que causam alterações na função fisiológica das hormonas endógenas do organismo), o que pode comprometer a capacidade do corpo em manter-se regular no que diz respeito à menstruação.

Trabalho: entrar num novo emprego que funcione por turnos ou tenha horários repartidos pode perturbar o ciclo menstrual. O próprio organismo fica desregulado e isso vai influenciar a menstruação.

Exercício físico em excesso: Treinar mais ou começar a fazer exercícios intensivo podem alterar o ciclo menstrual durante alguns meses (até voltar a regularizar).

Verão: O fator chave aqui é a luz solar. Com dias maiores e com tendência para nos expormos ao sol, a luz do sol acaba por nos transmitir bastante vitamina D, uma das responsáveis por tornar os períodos mais curtos e o síndrome pré-menstrual menos doloroso.

Inverno: Já na estação mais fria, os dias são mais curtos, por vezes o sol é substituído pela chuva e a tendência é para passar mais tempo em casa, o que além de nos privar da vitamina D inibe a prática de exercício físico. Tudo isto acaba por afetar as hormonas responsáveis pelo ciclo menstrual, fazendo com que este dure mais.

Alterações na alimentação: Iniciar uma dieta nova ou privar-se de determinados alimentos pode fazer com que a menstruação não apareça devido à carência de alimentos essenciais ao bom funcionamento das hormonas responsáveis pela menstruação. Assim como ingerir alimentos que aumentem bastante os níveis de estrogénio pode levar a que se sangre mais do que uma vez num mesmo mês.

Medicamentos: Antibióticos e antidepressivos podem interferir com o bom funcionamento do ciclo menstrual, fazendo por vezes com que o período se atrase ou não apareça mesmo nesse mês.

Dormir pouco: Não dormir o suficiente afeta a regulação hormonal do corpo inteiro, fazendo com que também o ciclo menstrual deixe de funcionar corretamente, podendo provocar ausências de período.

Stress e ansiedade: Todo o sistema hormonal é afetado pelos níveis elevados de stress e ansiedade, incluindo as hormonas responsáveis pelo bom funcionamento do ciclo menstrual. E se há quem sofra de um atrasado menstrual, também há quem sofra com o aparecimento do período mais cedo.