Nove momentos em que Harry e Meghan homenagearam a princesa Diana

7 Meghan Markle

A ligação do príncipe Harry com a mãe, princesa Diana, sempre foi muito próxima, um detalhe que também foi sempre igualmente público, sobretudo depois da súbita morte da princesa do Povo, em Paris, a 31 de agosto de 1997. Agora, não há momento que Harry e Meghan protagonizem que não pareça evocar a herança deixada por Diana de Gales.

Veja abaixo os nove momentos em que os duques de Sussex, que se preparam para revelar tudo numa entrevista à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey em março, evocaram o legado. Pequenos detalhes, sempre escondidos, que acabam por chegar ao público, quase como mensagem subliminar.

[Fotografia: Misan Harriman/Twitter]
[Fotografia: Misan Harriman/Twitter]

Anúncio da segunda gravidez: Se os duques de Sussex deram a notícia no dia Dos Namorados, também Diana de Gales o fez, mas em 1984, quando esperava o seu segundo filho: o príncipe Harry. Há 37 anos, o palácio de Buckingham emitia nota oficial a 13 de fevereiro, com o objetivo de dar a boa nova, no dia seguinte, nos jornais britânicos. “O segredo do sorriso: um bebé!, noticiava o Daily Mail. A informação do estado de graça da princesa, então com 22 anos, foi atestada pelo ginecologista real, George Pinker.

Anúncio da primeira gravidez: Archie: Quando Harry e Meghan anunciaram a chegada iminente do primigénito, Archie, de ano e meio, eles certificaram-se de que a notícia mencionasse os irmãos de Diana. Se nos comunicados de imprensa de Kate e William, eram referidas apenas os ‘membros de ambas as famílias’ e membros da realeza, no caso dos Sussex foram enunciados a Rainha, O Duque de Edimburgo, O Príncipe de Gales, A Duquesa da Cornualha, O Duque e a Duquesa de Cambridge, Lady Jane Fellowes, Lady Sarah McCorquodale e o Conde Spencer.

Os dois momentos do casamento: Para lado bouquet, a música da entrada na Igreja. Mas vamos por partes. No primeiro caso, a escolha de miosótis não foi por acaso, eram as flores preferidas de Diana. Já no segundo, Meghan Markle subiu ao altar ao som de Guide Me, O Thy Great Redeemer, tema que fez parte do funeral de Diana e que foi também escolhido por Kate e William para o casamento.

Meghan markle Dia internacional da rapariga discurso Instagram
[Fotografia: Reuters]

Anel de noivado: Para lado diamante central do Botswana comprado por Harry, o anel oferecido a Meghan tinha m detalhe de Diana. “Os pequenos diamantes de cada lado são da coleção de joias da minha mãe, para garantir que ela esteja connosco nesta caminhada’, justificou Harry numa entrevista à BBC e que teve lugar logo depois do anúncio de noivado.

Guarda-roupa: Tal como Kate, também Meghan recorre a referências de gosto na hora de escolher o que vestir e se apresentar publicamente. E não faltam momentos que ilustrem esta aposta.

Pulseira de Harry: A pulseira de metal que usa há anos nunca o abandona. Crê-se que a peça tenha sido comprada numa viagem a África, quando Harry tinha 12 anos e logo após a morte da mãe.

O trabalho solidário: Meghan e Harry criaram, em outubro de 2020 e após processo de desvinculação de funções da família real britânica, uma organização sem fins lucrativos. Archewell visa fomentar o desenvolvimento das comunidades por via de parcerias sem fins lucrativos e criativas. Também Diana focou todo o o seu trabalho na solidariedade, abraçando causas diversas.

A visita a Angola: Em setembro de 2019, Harry esteve em Angola e visitou o mesmo campo de minas onde Diana de Gales foi fotografada duas décadas antes. Atualmente, alguns destes campos têm escolas, lojas e casas, resultado das operações de desminagem da Halo Trust e de outras organizações, financiadas parcialmente pelo governo britânico.