Novembro traz novo romance de Isabel Allende e regresso do autor de Hannibal Lecter

Livros

O novo romance da aclamada escritora Isabel Allende e o regresso do autor Thomas Harris, criador da mítico Hannibal Lecter, com uma nova personagem, marcam as novidades literárias do grupo Porto Editora para os últimos meses de 2019, apresentadas esta sexta-feira (6 de setembro), pela primeira vez, na sede do grupo, no Porto, assinalando os seus 75 anos.

Quase a bater o número do aniversário está o dos lançamentos previstos pelas várias chancelas do grupo: são mais de 70 as novidades editoriais a chegar às livrarias, distribuídas pela Porto Editora, Assírio & Alvim, Livros do Brasil, Sextante Editora, Albatroz e Ideias de Ler.

Entre os próximos livros a serem editados estão dois regressos de peso, previstos para novembro: o da autora de ‘A Casa dos Espíritos’ e o do criador do infame Hannibal Lecter. Thomas Harris volta à escrita após um interregno de 13 anos, rompendo com a conhecida personagem e criando uma nova, Cari Mora – simultaneamente título do livro. Cari é uma mulher imigrada nos Estados Unidos da América, com condição incerta, que ali chegou fugida da violência do seu país. Mas esta parece não a abandonar por completo. Numa história que envolve um milhões de dólares em ouro, numa antiga casa do traficante Pablo Escobar e que se cruza com a vida difícil da protagonista. Estará Cari à altura do desafio?

 

Fotografia: DR

 

É também de fugas e migrações que é feito o novo romance de Isabel Allende. O livro, intitulado ‘Longa Pétala de Mar’, parte da história verídica dos refugiados espanhóis que partiram para o Chile, na altura da Guerra Civil em Espanha, e que anos mais tarde, com o golpe de Pinochet, se veriam obrigados a partir de novo. Este romance marca o regresso de Isabel Allende a paisagens, personagens e registos que a tornaram um dos nomes mais reconhecidos na literatura contemporânea, refere a editora.

 

Fotografia: DR

 

No campo da não-ficção, novembro é também o mês de chegar às livrarias a biografia de Elton John, ‘Me’ (Porto Editora). A única autobiografia oficial do cantor sai no dia 19 desse mês, em simultâneo com o lançamento no Reino Unido.

Antes disso, chega finalmente aos escaparates nacionais o multipremiado ‘Milkman’, de Anna Burns – Prémio Man Booker 2018, Prémio National Book Critics Circle e ainda Prémio Orwell para Ficção Política. o livro é lançado este mês, também pela Porto Editora.

A celebrar o seu 75.º aniversário e três dias após a inauguração oficial das novas instalações das unidades gráfica e logística, depois da destruição provocada por um temporal, há um ano, o grupo editorial abriu as portas aos jornalistas para revelar quais os títulos a publicar até ao final deste ano e antecipar algumas intenções para 2020.

Além dos lançamentos da Porto Editora, há também novidades de relevo nos catálogos das outras chancelas.

Na Sextante Editora, por exemplo, o destaque vai para a ficção estrangeira contemporânea com a edição de ‘Morrer na Primavera’, do alemão Ralf Rothmann, autor com presença confirmada no festival literário Folio, em Óbidos.

Entre os destaques da Livros do Brasil está a publicação, ainda em setembro, de uma nova tradução de ‘O Homem Revoltado’, de Albert Camus, ensaio filosófico fundamental na obra do autor, sublinha a nota da chancela.

Já na Assírio & Alvim, a poesia reunida de David Mourão-Ferreira e também de José Agostinho Baptista são dois dos principais lançamentos dos próximos meses.