Estudo revela como o exercício físico pode reduzir as dores menstruais

O exercício físico e também o reforço de frutas e vegetais na dieta alimentar, contribuem para uma redução das dores menstruais, indica um estudo recente, feito com uma amostra global.

A pesquisa, que envolveu 14 mil mulheres a partir de uma empresa de base dados – e na qual uma em cada três mulheres admitiu faltar ao trabalho durante o período -, revelou que, em 78% do total, a prática de exercício aliviou os sintomas associados ao ciclo menstrual. Não só as cólicas, como a maior sensibilidade dos seios e as alterações de humor.

Entre os exercícios, os de intensidade moderada, são, de acordo com o estudo, os mais eficientes a combater os sintomas, mas há outros aliados. Comer cinco ou mais peças de fruta e vegetais, por dia, também ajudam e contribuem. A investigação, conduzida por Georgie Bruinvels, investigadora e fisiologista do desporto, e cocriadora da app de fitness FitrWoman, mostra que as mulheres que combinam essa dieta com exercício físico têm menos probabilidade de faltar ao trabalho devido aos sintomas mais incapacitantes do ciclo menstrual.
Já no que respeita à prática do exercício durante o período, o estudo evidencia que 88% das mulheres sente que a sua performance física piora, de alguma forma, nessa altura.
“Queríamos começar um diálogo importante sobre o exercício, o ciclo menstrual e outros fatores do estilo de vida que possam capacitar as mulheres a trabalhar com os seus corpos, em vez de trabalharem contra eles. Queremos que elas se sintam confortáveis a falar sobre algo que é normal e natural”, refere a especialista, citada pela CNN.
Na galeria, em cima, veja que coisas podem alterar o ciclo menstrual.
AT
https://www.delas.pt/faca-exercicio-sem-ter-de-ri-ao-ginasio/
https://www.delas.pt/as-novas-modalidades-fit-para-2019/