Novos ‘dating shows’ da TV geram polémica e queixas na ERC

montagem quem quer
Montagem estreias SIC e TVI [Fotografia: DR]

Nem mais, nem menos: mais de ¼ da população nacional passou a noite de domingo, 10 de março, a ver agricultores à procura de um novo amor, na SIC, e que venceu incontestavelmente junto do auditório, e mães a ajudar solteirões a encontrar companheira, na TVI. Dois formatos que, menos de 24 horas após terem chegado a casa de mais de dois milhões e meio de espectadores, estão agora a dar entrada no organismo regulador dos media.

Ao Delas.pt, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social não revela, para já, números, natureza ou origem das queixas, mas “confirma a entrada de participações a propósito dos programas Quem quer casar com um Agricultor? e Quem quer casar com o meu filho?, nos serviços de programas SIC e TVI”.

E se no primeiro, apresentado por Andreia Rodrigues, foi possível ouvir assobios e piropos sonoros acrescentados em edição, o que mereceu a atenção de uma média que quase chegou aos milhão e meio de pessoas; no segundo, conduzido por Leonor Poeiras, houve mães de rapazes preocupadas se as pretendentes sabiam cozinhar: afinal, como diziam progenitoras, é preciso saber alimentar os seus rapazes. Entrevistas a candidatas que foram acompanhadas por uma média de mais de um milhão e 100 mil pessoas, segundo os dados de audiências da Ireports Markdata.

Ora, estes e outros momentos estão a gerar debate e muita crítica um pouco por toda a parte, e as redes sociais não são exceção, e não falta quem acuse Quem Quer Namorar com Agricultor, na SIC, ou Quem Quer Casar com o Meu Filho, na TVI, de não estarem a promover uma boa imagem dos papéis femininos.

Na guerra de audiências entre os canais privados, a vitória em noite de estreias caiu nas mãos de Carnaxide. Contudo, o total de todo o dia continua nas mãos de Queluz de Baixo, que fechou o domingo, 10 de março, com 19,6% de share (quota de mercado) face a 18,2% da SIC.

Fora destas contas astronómicas e desta onda de polémica está a a RTP1, que fez apostou, em noite de descanso, no concurso Famílias Frente a Frente na Cozinha, somando uma média de 223 mil espectadores.

Imagem de destaque: DR

Cinco soluções para melhorar a relação entre noras e sogras