Novos pósters anti Trump retratam mulheres

Shepard Fairey é o artista por trás dos famosos pósters Hope da campanha de Obama em 2008 e o responsável pelos mais recentes cartazes anti-Trump que se esperam ver hoje um pouco por todas as ruas em Washington.

Esta série de três cartazes representa a diversidade das mulheres americanas, retratando uma muçulmana, uma latino-americana e uma afro-americana. A ideia é mostrar a diversidade americana e dar voz às comunidades que mais são ameaçadas pelo racismo e pelas políticas protecionistas defendidas por Donald Trump, como explicou o artista à CNN: “Pensamos que estes são os três grupos que talvez tenham sido mais criticados por Trump e que podem continuar a ser, mesmo que não sejam vulneráveis no sentido literal do termo, muito sentem que as suas necessidades serão negligenciadas pela administração Trump.”

Estes cartazes fazem parte de uma série de obras realizadas em parceria com Ernesto Yerena e Jessica Sabogal, que tal como Shepard representaram a diversidade americana. As obras de protesto são parte do movimento “We the People”, financiado pela ONG Amplifer Foundation, que usa a arte para alertar para os problemas sociais e desigualdades americanas.

Os cartazes serão distribuídos gratuitamente e estão hoje publicados no jornal Washington Post, para que possa ser erguidos durante as cerimónias de tomada de posse.


Veja também os discursos anti Trump de hoje.