Número de pais a pedir apoios para estar com os filhos aumentou mais de 50%

iStock-1155687601 (1)
[Fotografia: iStock]

Em fevereiro, foram mais de 100 mil os pais que pediram apoios para estar em teletrabalho com os filhos e na sequência do encerramento de escolas. Um apoio que cresceu mais dr 50% face a janeiro ( 64 mil) e no mesmo mês em que, entre outras medidas, foi anunciada a aplicação de uma majoração para os pais que dividissem o tempo de cuidado em casa e a filhos menores. Uma medida que teve por objetivo mitigar a desigualdade de género que se verificou nesta matéria, com a pandemia.

Os novos dados estão a ser revelados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que está a ser ouvida no parlamento, esta quarta-feira, 17 de março.

Recorde-se que este apoio é concedido a pais que tenham de faltar ao trabalho devido ao encerramento de escolas. Uma medida aplicada a quem tem filhos até 12 anos.

Antes de fevereiro, esta medida implicava a perda de rendimento mensal de 33%, mas depoiso pagamento passou a ser feito a 100% do ordenado-base nos casos em que poderia existir divisão de tarefas ou em famílias monoparentais.