“Números de violência no namoro mostram que a violência não está a ser resolvida”, diz Catarina Martins

catarina-martins

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, esteve presente na marcha pelo fim da violência sobre as mulheres, que decorreu esta quinta-feira, 25 de novembro, alertou que os “números de violência no namoro mostram que a violência não está a ser resolvida”.

É “necessário um combate cultural na educação”. Os “mecanismos de segurança e medidas de apoio às vítimas” deveriam ser melhorados, assim como a “formação de forças de segurança e magistrados”, disse a líder bloquista.

Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade também marcou presença na manifestação que juntou centenas de mulheres em Lisboa, lembrando o “intenso alargamento dos gabinetes de apoio à vítima pelo Governo” e das “redes locais de apoio” com a inclusão de mais municípios e organizações da sociedade civil.

A formação de forças de segurança, profissionais de saúde, ação social, educação e justiça “está em marcha pelo plano anual de formação que abrangerá até 2023 mais de 12 mil profissionais”, vincou a secretária de Estado.