Nutricionista ensina a combater azia e outros problemas do dia a dia

É frequente ter aquela sensação de queimadura desde a parte de trás do peito até à garganta? Esse problema chama-se azia e é, na maioria dos casos, consequência de uma alimentação inadequada. Para resolver este e outros constrangimentos do dia a dia, que tantas vezes lhe chegam o consultório, a nutricionista Lillian Barros lançou o livro A comida que vai mudar a sua vida, sobre alimentação funcional.

Tal como a especialista explica na obra que chegou às livrarias na última quarta-feira, dia 23, este tipo de alimentação vai muito além da perda de peso e contagem de calorias. Quem a segue preocupa-se com a saúde intestinal, capacidade de absorção dos nutrientes e atividade do sistema imunitário.

“Preocupamo-nos cada vez mais com a saúde e o peso é uma consequência disso. Com este livro pretendo que as pessoas se afastem das dietas radicais e extremistas e pensem no que os alimentos podem fazer por nós”, explicou ao Delas.pt Lillian Barros.

“Tenho cada vez mais pessoas, até com peso saudável ou adequado, a procurarem também elas alterar a alimentação”

Nos quase 15 anos de carreira, a autora do blogue Santa Melancia tem notado grandes alterações nas razões que levam os portugueses ao nutricionista. Se há uma década queriam, sobretudo, perder peso, agora querem saber como os alimentos podem melhorar a sua vida.

Tenho cada vez mais pessoas, até com peso saudável ou adequado, a procurarem também elas alterar a alimentação como forma de serem mais saudáveis, prevenirem doenças e, acima de tudo, sentirem-se melhor”, revelou a nutricionista.

A azia, refluxo e as digestões difíceis são só alguns dos problemas do dia a dia que Lillian Barros ajuda a prevenir e combater no livro (pode ver algumas das dicas na galeria de imagens no topo do texto). Todos eles podem dever-se a uma alimentação pouco cuidada e resolvem-se facilmente, com receitas ou mezinhas naturais.

“Esses problemas de saúde são as queixas que recebo com mais frequência no consultório. Por vezes basta mudarmos certos pormenores na nossa alimentação para termos melhorias evidentes“, afirmou a especialista.

Receitas:

Ceviche de salmão, laranja e romã

Ingredientes:
1-2 lombos de salmão
1 laranja
Gomos de 1/2 romã
1/4 de alho-francês (parte branca)
Sumo de 2 limas
Pimenta-preta q.b.
1 mão-cheia de coentros picados
1 rabanete laminado

Modo de preparação:
Corte os lombos de salmão em cubos. Junte o alho-francês laminado, os coentros, o rabanete finamente cortado e os gomos da romã. Tempere com um pouco de sal marinho, pimenta-preta, sumo das 2 limas e sumo de ½ laranja. Reserve no frigorífico durante 15-30 minutos.

Retire os gomos da outra metade da laranja e disponha em volta do prato. No centro coloque o ceviche marinado.

Esparguete de curgete

Ingredientes:
2 curgetes
1 dente de alho
1 tomate
Curcuma em pó (açafrão da Índia)
Sal e pimenta-preta a gosto
Azeite virgem extra q.b.
1 c. sopa de sementes de sésamo pretas

Modo de preparação
Utilize um espiralizador elétrico ou manual e prepare a curgete (bem lavada e com casca), obtendo os fios de curgete.

Com uma tesoura faça alguns golpes para cortar os fios de forma a não ficarem muito grandes.

Num wok coloque um fio de azeite, o dente de alho picado, o tomate picado e deixe cozinhar. Junte a curcuma, tempere com pimenta-preta e mexa. De seguida adicione os fios de curgete e salteie em lume alto.

Ficha técnica do livro:

A comida que vai mudar a sua vida
A comida que vai mudar a sua vida, Lillian Barros. 18,50€, editora Manuscrito

10 dicas infalíveis na escolha da melhor dieta