Nutricosmética: comprimidos para ficar mais bonita

Quem nunca desejou tomar um comprimido que a fizesse mais bonita? O efeito seria quase o mesmo que o de toque de fada madrinha mas aqui a varinha mágica vinha em forma de cápsula. Esta fantasia está muito próxima de se tornar realidade e, apesar de os efeitos não serem tão instantâneos como nos contos de fadas, o que é certo é que no mercado cada vez mais suplementos alimentares que fazem bem à aparência.

Este ramo da cosmética está em franco crescimento e chama-se nutricosmética. “Trata-se de suplementos alimentares que têm a concentração de nutrientes ideal para o bom funcionamento da pele, cabelo e unhas,” explica ao Delas.pt, Cláudia Pinto, farmacêutica e responsável de marketing da Innéov. “A nutricosmética tem uma profundidade que a cosmética não atinge e por isso é muito mais eficaz na estimulação das estruturas da pele. A ação destes suplementos é a de potenciar os nossos mecanismos naturais, não é uma ação terapêutica.”

Não chega comer bem?

É mesmo verdade que a beleza vem de dentro e prova disso é o efeito que o que comemos tem na nossa pele. A razão para a alimentação ser tão importante para a pele tem precisamente a ver com os nutrientes que chegam às nossas células e o efeito estimulante e regenerativo que têm nas mesmas. No entanto, comer bem e de forma equilibrada não é uma garantia de que damos ao maior órgão do nosso corpo tudo o que precisa, já que a concentração de nutrientes por alimento é variável. “Eu posso comer tomate todos os dias e não ter a quantidade de licopeno, que é o antioxidante presente no tomate, necessária para a minha pele”, explica Cláudia Pinto, “no caso do tomate por exemplo temos maior concentração de licopeno se este for ingerido em polpa do que for comido em rodelas numa salada.”

Além da biodisponibilidade também é importante ter em conta que alguns nutrientes essenciais para a pele estão contidos em alimentos que não comemos frequentemente em Portugal. É o caso da glucose amina, um elemento precursor do ácido hialurónico e que existe nas cascas do crustáceos, pelo que seria necessário comer, por exemplo, sopa de marisco com bastante frequência para obter a a quantidade necessária deste nutriente e, mesmo assim, o organismo teria muitas dificuldades em sintetizá-lo.

A vantagem da suplementação em relação à ingestão dos nutrientes na sua forma natural é a garantia de que este chegam ao nosso corpo, pelo menos, na dose diária recomendada. Além disso, as fórmulas combinam vários nutrientes que juntos são mais eficazes para um fim específico, algo difícil de conseguir através da alimentação, ainda que uma dieta equilibrada seja fundamental para a saúde da pele.

Outra grande vantagem da nutricosmética é a sua ação global, por exemplo, um suplemento para a firmeza na pele não irá atuar apenas no rosto mas em todo o corpo, enquanto a cosmética tradicional atua apenas localmente. No entanto, a toma de nutrientes concentrados não substitui os cosméticos, já que também é necessário cuidar da camada cutânea mais superficial que é a que está mais exposta às agressões externas. O ideal é ter uma rotina de beleza global, que envolva um dieta equilibrada, suplementos alimentares e cosméticos adequados às necessidades da sua pele.

Efeitos secundários, sim ou não?

Tudo seria tão mais fácil se as belas não tivessem um senão. A nutricosmética é uma parte do mercado dos suplementos alimentares e como todos os alimentos, nutrientes, vitaminas e sais minerais, quando tomados em excesso podem ter efeitos adversos.

A vitamina C é um exemplo conhecido: quando tomado na dose diária recomendada, reforça a imunidade, ajuda na cicatrização e na absorção do ferro, mas, se consumida em excesso pode provocar cálculos renais, distúrbios gastrintestinais, alterações no fluxo menstrual, entre outros. Os suplementos da nutricosmética reivindicam ter precursores de substâncias necessárias à beleza (como o colagénio e o ácido hialurónico) que são raros de encontrar na alimentação comum, mesmo assim continua a ser necessário ler os rótulos para tentar não ter um efeito secundário adverso

 

 

Veja na galeria alguns suplementos de beleza que pode começar a tomar já, seguindo as indicações de toma para não correr o risco de sobredosagem.

Eis os bâtons do momento