NYFW: Os desfiles e os momentos que estão a marcar a Semana da Moda

Models relax after presenting creations from the Ralph Lauren collection during New York Fashion Week

A Semana da Moda de Nova Iorque arrancou, esta sexta-feira, dia 6 de setembro, com algumas (grandes) mudanças. A começar pela nova função de Tom Ford, que assumiu em março a presidência do Conselho dos Estilistas Americanos (CFDA), a associação formada por alguns dos designers mais icónicos do mundo, que dita ainda o calendário da Fashion Week.

Ford sucedeu a Diane Von Furstenberg, que ocupou o cargo durante 13 anos, e começou rapidamente começou a fazer alterações na organização. Como a entrada de quatro novos membros para o conselho, Carly Cushnie, Maria Cornejo, Kerby Jean-Raymond e Virgil Abloh, com o objetivo de torná-lo mais inclusivo e diversificado.

Outra das mudanças do estilista norte-americano, natural do Texas, foi a redução do calendário oficial da Semana da Moda de Nova Iorque (NYFW) para apenas seis dias, o que obrigou algumas marcas a reajustar os seus horários, como a Ralph Lauren, que habitualmente apresentava a sua coleção no último dia – e que fechou desta vez a noite de sábado. Apesar de tudo, a tradição mantém-se, como se pode ver pela escolha de Marc Jacobs para encerrar o evento, a 11 de setembro.

A marca emergente Telfar, do designer Telfar Clemens, foi a escolhida para abrir a New York Fashion Week, esta sexta-feira, seguida por Tomo Koizumi e Jeremy Scotts. No dia seguinte, as atenções voltaram-se para o marcante desfile da Chromat, que celebrou a diversidade com modelos de várias etnias, idades e com diferentes corpos – incluindo uma mulher grávida, em biquíni (veja a fotografia abaixo). A manequim plus size Tess Holliday e a sobrevivente de cancro da mamã Ericka Hart foram alguns dos nomes que marcaram a noite.

View this post on Instagram

THANK YOU #Chromat10

A post shared by CHROMAT (@chromat) on

Seguiu-se a Ralph Lauren, que recuou no tempo para criar um cenário art-deco numa espécie de sofisticado clube noturno, do qual fizeram parte as irmãs Gigi e Bella Hadid. O domingo arrancou com Tory Burch, no Brooklyn Museum, e terminou com a coleção de Tommy Hilfiger e Zendaya no Apollo Theater, que seguiu com a temática da pluralidade, com a modelo com vitiligo Winnie Harlow, a angola Blesnya Minher e a muçulmana Halima a destacarem-se na passadeira. Percorra a fotogaleria para ver mais imagens desta Semana da Moda de Nova Iorque.

Maria Miguel desfila para Tom Ford ao lado de Gigi Hadid e Kaia Gerber