Carmen Dolores morreu aos 96 anos. Recorde o percurso e a obra da atriz

CARMEN DOLORES ( ACTRIZ ) E EXPOSICO ALUSIVA A CARREIRA DA  ACTRIZ
CARMEN DOLORES ( ACTRIZ ) E EXPOSICO ALUSIVA A CARREIRA DA ACTRIZ © LEONARDO NEGRAO 13.07.2007 LIS130707 LN CARMEN DOLORES ( ACTRIZ )

Passerelle, Banqueira do Povo ou A Lenda da Garça foram apenas algumas das produções televisivas de maior destaque de Carmen Dolores. A atriz faleceu esta terça-feira, 16 de fevereiro, completava 97 anos a 22 de abril.

A notícia foi avançada pelo encenador Jorge Silva Melo e a comunidade está devastada com a perda. Carlos Avillez recorda-a: “Além de uma grande atriz, era uma grande senhora. Estou destroçado.”

Carmen Dolores estreou-se no Teatro em 1945, na companhia “Os Comediantes de Lisboa”. Passou pelo palco do Teatro Nacional D. Maria II, onde interpretou a peça “Frei Luís de Sousa”, de Almeida Garrett.

No cinema participou em filmes como A Mulher do Próximo ou Balada da Praia dos Cães. Em 2018, a atriz foi distinguida “Grande Oficial da Ordem de Mérito”. Recebeu o Prémio Carreira dois anos antes nos Prémios Sophia da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas.

Anos antes, em 2007, toda a sua carreira e obra, bem como o seu trabalho na comunidade e em particular como co-fundadora da Casa do Artista, tinham sido alvo de uma exposição alusiva ao seu percurso. Recorde alguns desses momentos abaixo.

Em julho de 2007, na inauguração da exposição alusiva à sua obra [Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens]
Nesse ano de 2007, ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa, na apresentação dos nomeados aos prémios talento [Fotografia: Natacha Cardoso/Global Imagens]
Com Ruy de Carvalho, em 1969 [Fitografia: Global Imagens]

Com Natália Luiza, numa cena na novela ‘A Lenda da Garça’

Em 2002, na assinatura de protocolo entre a Casa do Artista e a então Nicolau Breyner Produções. Carmen Dolores com Eunice Munoz [Fotografia: José Carlos Pratas/Global Imagens]

Com Maria Barroso, no Hospital da Cruz Vermelha [Fotografia: Isabel Oliveira/Global Imagens]Carmen Dolores, a maquilhar-se, frente a um espelho, no camarim, em 1991 [Fotografia: Pedro Sousa Dias]Nesse mesmo ano, 1991, com Mário Viegas e aquando dos 50 anos de carreira da atriz [Fotografia: Jorge Trindade]