O anúncio bom e o anúncio mesmo machista que é um tiro no pé

audi

Se um vídeo na internet tiver três minutos pode ser considerado uma curta? Se tiver bonecas pode ser considerado uma curta de animação? Se tiver uma boneca quase Barbie a conduzir um carro a alta velocidade pode ser considerado feminista? A Audi lançou na véspera de Natal um vídeo em que mostra uma boneca de cintura fina, numa loja de brinquedos a descobrir a prateleira dos carros e a escolher um Audi R8, de alta cilindrada, para ir dar um passeio pelo supermercado em que está. O anúncio melhora até ao fim quando depois de uma série de peripécias a boneca é encontrada por um rapaz, ainda dentro do carro, e este, apesar da oposição da mãe, leva o automóvel e a boneca juntos.

a carregar vídeo

 

A publicidade costuma ser acusada de machista e o mundo automóvel parece só ter reconhecido recentemente que as mulheres também gostam de conduzir modelos grandes com muitos cavalos. E, a ver por este anúncio da Audi, está a fazê-lo muito bem. A pequena narrativa não só abre as possibilidades às raparigas como aos rapazes ao mostrar que carros e bonecas não são dois mundos separados.

A estratégia de comunicação da Audi está a resultar. Só na página do Facebook da Audi Portugal o post com o vídeo mais de 1600 likes e vários comentários a dar os parabéns à marca. Do lado oposto, a cadeia de ginásios Solinca…

a carregar vídeo

O vídeo tem muito menos reações (likes, corações, etc) mas muito mais comentários negativos:

solinca

As histórias da eterna guerra entre mulheres, do cumprimento os papéis de género e da imagem da mulher estereotipada por imposições sociais ou externas, está a cair por terra entre nós. As marcas que não acompanharem esta marcha vão ter sérios problemas no futuro, pelo menos a ver por estas duas produções e respetivas reações.