Saiba qual é o blush certo para si

O blush em pó compacto é “o mais fácil de utilizar para quem não está muito à vontade com maquilhagem. O acabamento não é tão natural, mas a aplicação é mais simples e é mais fácil retirar o excesso, se for necessário“. Quem o diz é a maquilhadora Tânia Doce, que refere ainda que neste caso “a aplicação é habitualmente feita com um pincel, que pode ser biselado para um efeito mais marcado, ou com pincel grande e redondo para aplicar nas bochechas de forma mais subtil”.

Para um acabamento o mais natural possível a opção certa é utilizar o blush em creme. Este tipo de fórmulas tem de ser colocada com maior rapidez, porque são absorvidas mais depressa pela pele e por isso podem manchar. A aplicação pode ser feita com o pincel, esponja ou com os dedos. A última opção é a mais prática só temos de ter em atenção que se deve passar o dedo na mousse e aplicar na bochecha com um gesto continuo, como se puxássemos a ponta do dedo com a mão, também há quem o aplique com pequenos toques mas esta técnica exige mais destreza.

O truque é eleger um blush de uma cor aproximada daquela com que a nossa pele fica quando apanha um pouco de sol ou quando coramos.

Por último existe o blush líquido que é absorvido muito rápido. “Este blush deve ser aplicado com os dedos, para não ficarmos com as marcas do pincel na cara. Tem de ser colocado rapidamente para não manchar. Temos de maquilhar uma bochecha de cada vez, é só espalhar“, explica a maquilhadora Joana Bernardo. Um ponto positivo deste tipo de blush é que pode ser misturado com um iluminador líquido para um efeito mais nacarado e natural.

Estas fórmulas podem ser utilizadas por toda a gente, no entanto, para as peles oleosas o ideal é utilizar acabamentos em pó porque ajudam a matificar a pele. É importante ainda “ter em conta a base de maquilhagem que temos. Se utilizarmos uma base líquida, podemos utilizar qualquer uma das opções. Se utilizarmos uma base em pó devemos utilizar um blush em pó porque não faz sentido utilizar texturas mais líquidas ou cremosas por cima de um acabamento mate como o das sombras compactas”, conta Joana Bernardo.

Qual é a cor certa para cor de pele?

A maquilhagem não é uma ciência exata e o limite é a nossa imaginação, mas se quisermos um aspeto natural devemos escolher os tons que melhor nos ficam. No caso do blush o truque é eleger uma cor aproximada daquela com que a nossa pele fica quando apanha um pouco de sol ou quando coramos.

Geralmente as peles mais brancas ficam melhor com tons mais doces e as peles morenas com paletas mais quentes. Mas não é só o tom da tez que interessa, a cor de cabelo e olhos também tem a sua influência. As ruivas ficam bem com tons salmão ou bronze, loiras de olhos claros ficam bem de blush rosa, já as morenas de olhos verdes devem usar tons bronze.

Seja qual for a opção mais adequada para si, o blush é essencial para uma maquilhagem natural e é um produto que dá ao rosto um ar menos cansado automaticamente. Veja na galeria algumas sugestões de blushs.

Um pouco de História

O blush é um produto de maquilhagem que serve para pigmentar as bochechas. Existe em vários tons, numa escala de rosas, vermelhos e laranjas, mas na Antiguidade, quando surgiu, eram os pigmentos mais avermelhados que eram usados para tingir as bochechas dos atores. Esta maquilhagem era muito utilizada pelos atores mas o seu uso começou a ser popularizado com o passar dos anos.

Nos anos 70 e 80 do século passado, este cosmético atingiu o auge de popularidade: tornou-se parte integrante da imagem de David Bowie, aparecia bem vincado nas ilustrações de Yves Saint Laurent e desfilava nas apresentações da Armani, como um dos pontos mais femininos dos looks masculinos do criador.

As escovas de cabelo não são todas iguais

 

Os produtos preferidos das Millennials em 2017