“Podias ser Tu”. A frase, em jeito de aviso, resume a mensagem que ‘Carga’, o novo filme do realizador português Bruno Gascon, pretende passar: uma realidade desumana que, apesar de oculta nos meandros do submundo, está muito mais próxima de nós, de todos, do que se pensa. Com estreia marcada para esta quinta-feira, 8 de novembro, nas salas de cinema nacionais, ‘Carga’ trata o tema do tráfico de seres humanos, em particular o tráfico de mulheres.

A modelo Sara Sampaio, que participa no filme, e o ator Vítor Norte, outro dos atores do elenco, foram convidados pela Associação para o Planeamento da Família (APF) para Embaixadores pelo Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

A APF é parceira do filme, que conta ainda com Michalina Olszanska, no principal papel, Rita Blanco, Ana Cristina Oliveira, Miguel Borges, Duarte Grilo, Dmitry Bogomolov, e com as participações especiais de Rui Porto Nunes e Rui Luís Brás.

‘Carga’ é um thriller dramático, que conta a história de Viktoriya (Michalina Olszanska), uma jovem russa apanhada numa rede de tráfico ilegal, que luta para sobreviver e escapar às malhas desta rede. A sua história cruza-se com a de António (Vítor Norte), um velho camionista, cujas ações recentes o levam a pôr em causa todos os seus princípios.

O Delas.pt dedica um dossier especial ao filme e ao tema que este trata. Apresentamos, nos artigos que pode ver abaixo, entrevistas com o realizador, Bruno Gascon, e com os membros do elenco e antecipamos também um pouco sobre o que se pode encontrar no livro homónimo, da autoria de Vasco Cortese, editado pela Oficina do Livro, e que prolonga a vida de ‘Carga’, para lá do cinema, revelando mais sobre algumas personagens, mostrando a perspetiva das mulheres abusadas e lançando um olhar pormenorizado sobre as práticas da máfia russa.

 

Design multimédia: Lília Gomes

Vítor Norte interpreta António, um camionista envolvido numa rede de tráfico

Duarte Grilo faz o papel de Ian Gard no filme ‘Carga’, realizado por Bruno Gascon

Dmitry Bogomolov é Viktor, o vilão do filme ‘Carga’

Ana Cristina de Oliveira está de volta ao cinema português com ‘Carga’

O ator Miguel Borges acredita que ‘Carga’ vai “abrir os olhos” das pessoas para o tráfico de seres humanos

A atriz polaca é a protagonista do filme ‘Carga’ e representa uma vítima de tráfico

Em ‘Carga’, Rita Blanco dá vida a uma mulher do campo

A versão livro de ‘Carga’ explora com mais detalhe a história de algumas personagens

Leia a entrevista com Bruno Gascon, realizador do filme ‘Carga’

Governo lança campanha de combate ao tráfico de seres humanos