A febre do casaco amarelo já chegou às redes sociais

Um casaco com honras de página de Facebook e conta no Instagram? Sim, existe. ‘Victimas De La Chaqueta Amarilla de Zara’ na rede social de Mark Zuckerberg ou @yellowjacketofficial e @chaquetaamarillazara na plataforma de partilha de imagens, a verdade é que o casaco amarelo da marca de pronto a vestir espanhola está a dominar o mundo cibernético.

O caso – raro, diga-se – é simples. Qualquer um dos três perfis registam em imagens a febre da peça do blusão (à venda por 39,95 euros). Imagens de pessoas que se cruzam nas ruas e que, em comum, vestem o mesmo casaco amarelo.

Na página de Facebook, seguida por quase cinco mil pessoas, o caso toma proporções humorísticas, a começar pela descrição dos seus objetivos: “[Somos um] grupo de apoio e compreensão a todas as vítimas da praga da jaqueta que invade as ruas de amarelo. Todas nós pensávamos que ninguém a ia comprar”.

Esta página remete para um blogue, onde a autora explica que comprou o casaco amarelo (“a sua cor preferida”), para depois reparar que o mesmo está “em todo o lado”. “Sou uma vítima da jaqueta amarela”, prossegue. Entre as fotografias publicadas em ‘Victimas De La Chaqueta Amarilla de Zara’ contam-se cerca de uma centena tiradas nas ruas de Espanha a pessoas… com o casaco amarelo vestido.