O concurso para cães, a diversidade e as cores da Semana de Moda de Nova Iorque

A primeira das quatro semanas de moda internacionais da temporada terminou esta sexta-feira, 15 de fevereiro. A edição dedicada ao outono/inverno 2019 teve algumas surpresas, como a estreia de Tomo Koizumi, o desfile com cães de Lela Rose ou a atuação de Barry Manilow no desfile de Michael Kors. Ficou também marcada pelo “manifesto” de Jeremy Scott e pela presença da antiga supermodelo Christy Turlington, que encerrou o desfile de Marc Jacobs.

A influência da sociedade e da política nas coleções

Jeremy Scott foi claro quanto à mensagem que queria transmitir com esta coleção. Num registo em tons de preto e branco, diferente da paleta colorida que costuma apresentar, Scott inspirou-se no sensacionalismo dos media. Criou uma coleção inspirada em títulos de notícias com palavras como “Panic!” (Pânico) e “Scandal” (Escandalo), como forma de chamar a atenção para a facilidade com que acreditamos em notícias falsas.

Por sua vez, a influência do ambiente político em Tom Ford fez-se através da melancolia e simplicidade da coleção. O criador confessou que se sentiu abatido com as políticas da era Trump, e que esta situação despertou em si o desejo de criar peças simples e leves. O resultado foi um desfile com tons mais sóbrios e sem grandes exageros.

O toque de cor na estreia de Tomo Koizumi

Tomo Koizumi apresentou propostas repletas de cor e folhos na sua estreia. O designer japonês foi descoberto no Instagram apenas em janeiro de 2019 por Katie Grand, responsável pelo styling dos desfiles da Marc Jacobs. Katie convidou-o a apresentar a coleção na loja da marca, na Madison Avenue, e o resultado recebeu o selo de aprovação da audiência.

A coleção afasta-se do conceito de pronto-a-vestir a que estamos habituados, aproximando-se mais do estilo aspiracional da Alta-Costura. As criações assemelham-se a obras de arte, repletas de volume e folhos, numa combinação de cores do arco-irís. Para as desfilar, Koizumi contou com celebridades como a atriz Gwendoline Christie e a modelo Bella Hadid.

Lela Rose e o concurso para cães

Lela Rose criou um conceito inovador para o seu desfile: em vez de uma passerelle comum, decidiu combinar a apresentação das peças com um concurso para cães. Cada modelo desfilou acompanhada por um cão, com os looks das primeiras a combinarem na perfeição com as características dos amigos de quatro patas. Além do momento de ternura que criou com esta apresentação, Lela decidiu doar uma parte dos lucros da coleção a uma associação de cães.

Os mais arrebatadores

Laura Kim e Fernando Garcia, há dois anos à frente da direção criativa de Oscar De La Renta, apresentaram uma coleção que fez suspirar a plateia. Uma combinação de peças para o dia-a-dia com roupa de gala, esta coleção foi inspirada em diferentes culturas, nomeadamente na espanhola e árabe. Cor de laranja, verde, cor-de-rosa e vermelho combinaram-se com os pretos e os cinzentos, numa paleta de cores e padrões diversificada que nos leva a viajar até outros lugares.

Também numa viagem, mas desta vez até aos anos 70, esteve Michael Kors. Inspirado nos tempos áureos do clube noturno Studio 54, criou uma coleção glamorosa, que combina inspirações diferentes como anos 20, boho ou new wave. Houve espaço para a exuberância, para cores fortes e muitas lantejoulas, mas também para coordenados mais sóbrios. O ponto alto do desfile foi a atuação do cantor Barry Manilow, uma das figuras marcantes da década de 70.

A finalizar os destaques desta edição, está Marc Jacobs, com um contraste perfeito entre sombras e luz. Um cenário preto com um foco de luz em cada modelo deu um toque taciturno e dramático à apresentação, embora esta não seja necessariamente uma coleção sombria.

É difícil encontrar um tema geral que defina as propostas do criador: há vários coordenados que se complementam, e depois há exemplos em que é mais complexo encontrar um equilíbrio, como é o caso do vestido amarelo néon. Para fechar o desfile, Jacobs convidou a antiga supermodelo Christy Turlington, que surgiu com um vestido de penas, ao estilo cisne negro.

Veja na galeria acima alguns dos coordenados que marcaram a Semana de Moda de Nova Iorque.

O que esperar da Semana de Moda de Londres?

Os looks de street style da Semana da Moda de Nova Iorque