O quotidiano e os segredos de Isabel II. Festa em tempo de dor aos 70 anos de reinado

rainha
[Fotografia: Instagram The Royal Family]

A rainha Isabel II, com 95 anos, tornou-se na monarca com o reinado mais longo da história. Mas qual será o segredo? A verdade é que, apesar da sua idade, o seu dia a dia é bastante atarefado e começa de manhã bem cedo.

No momento em que assinala o jubileu de platina, marcado para este domingo, 6 de fevereiro, e com extensas celebrações, Isabel II – que tem vindo a cumprir sucessivos pedidos médicos para descanso – tem sido um símbolo de resistência e superação. Uma festa que acontece após um ano terrível marcado pela morte do seu companheiro de vida, príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, pela acusação de violação feita ao filho, príncipe André, e pelo abandono de um dos netos preferidos, Harry, das funções associadas à coroa. Um adeus que ficou marcado pela acusação polémica de racismo a partir da casa real.

E apesar de um último ano pesado, a monarca continua a segurar o país, a falar-lhe e a representá-lo. Conheça o dia-a-dia, rotinas e segredos desta longevidade.

Sua Majestade começa a despertar por volta das 08.30 horas e ao som de gaitas de foles. Meia hora depois, um gaiteiro toca no terraço sob o seu apartamento, no Palácio de Buckingham.

De seguida trata da sua higiene pessoal e toma o seu pequeno-almoço: flocos de milho ou cereais e frutas secas. Uma escolha que só conhece mudanças profundas no Natal, quando opta por ovos mexidos com salmão fumado e trufas. A monarca aproveita ainda para ler os jornais do dia.

O que também não pode falhar na manhã da rainha é o “correio dos fãs”. A rainha Isabel II recebe cerca de 300 cartas diariamente e escolhe algumas às quais gostaria de responder. As que não consegue responder deixa a cargo de uma dama de companhia que recebe ordens de como deve elaborar a resposta.

De seguida vêm as famosas “caixas vermelhas” enviadas pelos Secretários Particulares. Dentro delas estão documentos do Gabinete, telegramas e documentos de Estado para ler, aprovar e assinar. Só no dia de Natal é que a monarca se vê liberta desta tarefa.

As visitas pelo Reino Unido também fazem parte da rotina de Sua Majestade. Normalmente estes compromissos estão ligados aos seus patrocínios. Em alguns dias chega a fazer três visitas antes do almoço.

Por volta das 11.00 horas, a monarca participa em reuniões. Quando recebe convidados especiais como embaixadores no exterior, altos comissários e membros seniores das Forças Armadas Britânicas e da Commonwealth, a rainha dedica algum tempo a cada um, o que normalmente não se estende para lá dos 20 minutos a cada um.

O almoço chega às 13.00 horas e a opção é, frequentemente, peixe e legumes. Entre as preferências estão um linguado grelhado numa cama de espinafres ou aboborinhas.

Uma vez por mês, organiza um almoço informal com convidados de diferentes origens no Reino Unido. Empresários, voluntários de caridade, entre outros fazem parte do leque dos escolhidos.

Muitas vezes após o almoço, a monarca aproveita para fazer um passeio e escolhe eventos nos quais gostaria de marcar presença.

Quando necessita de fazer viagens longas, como eventos fora do Reino Unido, a rainha usa o helicóptero ou o comboio real, uma espécie de palácio mais pequeno. Por vezes também usa aeronaves da Força Aérea britânica, a Royal Air Force, por serem mais rápidas. Contudo, devido à sua idade avançada as viagens de longa distância já quase não se realizam.

A monarca tem ainda que lidar com tarefas administrativas ligadas às suas propriedades de Balmoral e Sandringham, as casas particulares da rainha em Aberdeenshire e Norfolk.

No que às visitas em família diz respeito, estas são agendadas com antecedência e sem passagem pelo Palácio Buckingham, pois para além de mãe e avó é rainha.

O chá da tarde começa por volta das 16.00 horas com a rainha a ser fiel a chá Earl Grey, que acompanha com scones e algumas sanduíches. Bolo de chocolate e biscoito também é algo que nuca falta no chá da tarde. No meio de tanta agitação a monarca encontra ainda tempo para tratar dos seus companheiros de quatro patas, dois corgis, Candy e Vulcan.