O doce terror do verão. 12 coisas insuportáveis na praia

Sim, ansiávamos pelos dias de calor, pelo cheiro da areia quente e pelo sabor a mar salgado. O verão chegou tarde, a más horas, mas em bom. O problema é que estragou os planos de muitos – que até já tinham gozado férias -, que agora tentam acertar contas com a estação nos dias disponíveis: ao fim de semana.

Uma busca pelo corpo bronzeado que, fora do agendamento previsto, faz disparar as irritações de quem, todos os sábados, domingos e feriados, começa o dia a meter o nariz de fora da janela de casa para, estando bom, dar início à maratona da preparação para a praia. Uma corrida de velocidade e de obstáculos que, para quem tem crianças pequenas, quase demove qualquer boa intenção de amarar nos areais nacionais.

As malas térmicas, os sacos, a quantidade de itens que é preciso recolher, e que estão dispersos entre a cozinha (os lanches), o armário (toalhas), a sapateira (chinelos) e os arrumos (chapéu de sol e etc), aplacam tanto o ímpeto de um dia na praia como uma temperatura da água do mar a rondar os 15 graus.

#cenasmodernas: 11 dramas dos ‘sunsets’ quando… o verão anda estranho

Apesar da sagração do verão, há rituais e aspetos que conseguem concorrer para uma verdadeira ‘camada de nervos’ estival. Na galeria acima, veja a quantidade de aspetos que tornam – a meio da época – a praia insuportável. Uma barreira mental e física que é geralmente cruzada em primeiro lugar por quem tem filhos pequenos.

Imagem de destaque: Shutterstock

Este verão já se perderam seis crianças nas praias portuguesas

As nove coisas que mais irritam uma nadadora-salvadora