O final feliz das birras à hora do jantar

Funny food face with a chop, French fries and cucumber
Funny food face with a chop, French fries and cucumber.

Esta é a história de como pais à beira de um ataque de nervos venceram por fim os dramas à refeição.

Salvo raras (e preciosas) exceções, um dos maiores desafios da parentalidade é aguentar estoicamente a hora das refeições. Entre birras e novos caprichos (conhecidos como “o meu filho sempre gostou de brócolos e agora diz que não gosta”, ou “diz que só come bolonhesa se a massa e a carne forem feitas em panelas separadas”), os melhores aliados dos pais são os pratos que juntam, por um lado, o que eles mais gostam, com os legumes que, melhor ou pior, conseguem convencê-los a comer.

Nessa batalha constante para conseguir que: a) os miúdos tomem a refeição até ao fim; b) os “verdes” não fiquem à beira do prato. E há uma cadeia de restaurantes que é, há anos, o apoio de pais à beira de um ataque de nervos. A McDonald’s, responsável pelo mítico Happy Meal, tem vindo a melhorar a refeição preferida dos mais pequenos desde 2005, juntando fruta e vegetais à sua deliciosa receita de hambúrguer.

Além das alternativas disponíveis ao hambúrguer de carne de vaca, como o chicken McNuggets ou os douradinhos, o menu pode agora ser acompanhado de sopa, cenoura baby ou frutas (de acordo com a época) com maçã de Alcobaça, uva sem grainha, pera rocha, meloa ou abacaxi, em vez das batatas. Aproximando os miúdos dos pratos de casa, as sopas do McDonald’s no nosso país são receitas típicas, como o tradicional caldo verde ou a sopa à lavrador.

Mas as alterações ao Happy Meal vão para além da entrada dos “verdes” e da fruta: a McDonald’s tem vindo a reduzir os níveis de açúcar, gordura e sal dos seus produtos. Entre 2007 e 2017, produtos como o Snack Wrap, batatas e sopas tiveram uma redução de sal em 36%. Este esforço estendeu-se aos seus fornecedores, que procuraram reduzir a quantidade de sal em produtos como o ketchup, pão, queijo cheddar e os molhos para o Big Mac ou o McFish. Entre 2005 e 2017, foi ainda reduzida a gordura saturada do óleo, 100% vegetal, em 40%.

No que se refere aos açúcares, as bebidas têm sido um dos principais focos da McDonald’s. Através da redução da porção das bebidas, a cadeia de restaurantes reduziu em 19% o teor de açúcares totais. A oferta foi também ampliada com bebidas não carbonatadas (à base de fruta, por exemplo) ou água.

A oferta incluída no Happy Meal, um dos principais motivos do fascínio pela caixinha de cartão colorida, que durante anos habituou os mais pequenos a receber miniaturas de personagens de filmes, peluches e outros brinquedos, também se tem vindo a tornar cada vez mais amiga dos pais. Hoje a aposta está focada em ofertas educativas, como livros físicos ou digitais, estimulando assim a imaginação das crianças e o gosto pela leitura. Todos os meses no Happy Meal, os mais pequenos podem ainda conhecer e colecionar várias figuras diferentes e ainda desfrutar de novos jogos, no Happy Studio, uma aplicação com diversas atividades educativas.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.