O grito de silêncio de Dino Alves

A habitual música que anima os desfiles da Moda Lisboa foi, este sábado, substituída pelo cântico de pássaros e outros sons típicos da natureza durante a apresentação da coleção primavera/verão 2018 de Dino Alves. Depois de ter recorrido à sátira em março deste ano para lançar duras críticas à indústria da moda, na anterior edição da Moda Lisboa, o criador recorreu, desta vez, ao ‘Silêncio’, nome da coleção.

“O silêncio às vezes diz muito mais do que não sei quantas palavras, sobretudo quando vem de algumas pessoas que estão melhor caladas. Da última vez fiquei tão aliviado e tão contente por ter dito uma série de coisas. Tive o apoio de alguns colegas que já tinham tido vontade de dizer aquilo”, revelou ao Delas.pt Dino Alves.

Com o objetivo de pôr o público a pensar enquanto olhava para as suas peças de roupa de seda, Dino Alves optou por fazer uma coleção com ombros exagerados e formas direitas. Entre as cores predominaram o preto e vermelho, mas também surgiram coordenados brancos, lilás, rosa, amarelo, verde, laranja e bege, mantendo a linha bastante colorida que o criador natural de Anadia costuma seguir.

A terminar o desfile, algumas das modelos que apresentaram a coleção de Dino Alves surgiram completamente tapadas de preto, da cabeça aos pés. Encarnaram aquilo que o estilista considera ser o silêncio.

“Quando fiz aquela imagem não foi a pensar nas burkas, mas não deixa de ter sentido. Tem tudo a ver com o silêncio, aquelas mulheres usam aquilo porque não conseguem dar o grito, não conseguem ser livres. Vivem naqueles países muito fechados. Se o silêncio fosse uma coisa, para mim era aquilo“, acrescentou o designer português.