O jogo que quer ajudar a detetar glaucoma

pexels-ali-pazani-2777898
[Fotografia: Ali Pazani/Pexels]

A exposição aos ecrãs pode causar alterações na visão, mas também pode trazer respostas concretas sobre patologias. Pelo menos, creem especialistas japoneses, que acabaram de criar um videojogo que permite detetar antecipadamente problemas oculares, em concreto o glaucoma.

O jogo, patenteado em julho, intitula-se Meteor Blaster, está disponível gratuitamente para telemóvel e consiste em destruir meteoritos brancos que vão surgindo no ecrã com recurso a um canhão de laser, e deve ser jogado a 30 centímetros do olhar. Os participantes são convidados a cumprir quatro níveis, permitindo avaliação das reações dos jogadores e elaborando um relatório baseado em 16 critérios de desempenho de 1 a 5, e no âmbito do qual 1 é a pontuação ideal. Tal vai permitir obter resultados finais para o glaucoma em cinco minutos, segundo é referido pela imprensa.

O jogo foi desenvolvido pela Escola de Pós-Graduação em Medicina da Universidade de Tohoku, no nordeste do Japão. Recorde-se que, no país, a patologia que se caracteriza por ser uma doença ocular ligada à destruição progressiva do nervo ótico tem uma incidência alargada e afeta 4,65 milhões de pessoas.