Subir

O mercado de Tróia está de volta às ruínas romanas

Mercado romano de Tróia

Dias 23 e 24 de abril, volta o mercado romano às ruínas de Tróia. O maior complexo de salga de peixe conhecido do Império Romana vai assim receber a 4ª edição do mercado romano.


Veja também o artigo Plano do mês: comer esculturas de chocolate em Óbidos!


O tema deste ano é o festival do Garum. O emblemático molho de peixe que se produzia na Tróia Romana e que era vendido e apreciado em todo o Império. O Garum era um condimento essencial na cozinha romana, utilizado para temperar tanto o peixe como a carne, legumes ou mesmo o vinho.

As portas abrem-se entre as 11h e as 20h, todos os participantes poderão entrar no grandioso mundo romano através de várias atividades ao longo do dia. No interior das ruínas romanas de Tróia vai poder provar petiscos nas tabernas e percorrer as bancas decoradas à época. Os mais novos terão espaços dedicados a eles, tanto como atividades e uma quinta pedagógica.

O Mercado Romano em Tróia realiza-se desde 2013, sendo esta a 4ª edição. A edição anterior ultrapassou os 4 mil visitantes, esperando-se que se bata esse recorde este ano. A entrada tem o custo de 5€ para adultos e 3€ para crianças; crianças com menos de 5 anos têm entrada gratuita. O acesso será realizado através de autocarro partindo do cais dos ferries e do cais dos catamarãs em Tróia, sendo o serviço gratuito.

Esta é uma oportunidade única para poder observar de perto como era viver nos tempos romanos em Tróia, no maior complexo de salga de peixe conhecido no mundo romano, com 2 mil anos de História.

N.M.