Cerca de um ano depois de usar este vestido na gala da MTV VMAs, em 2000, a estrela de R&B Aaliyah morreria num trágico acidente de avião, aos 22 anos. Agora, quase 1/4 de século depois, a cantora sul-africana de 22 anos Tyla escolhe homenagear uma das suas grandes referências musicais e comparece aos prémios europeus da música MTV, que tiveram lugar na noite de domingo, 10 de novembro, em Manchester, com um vestido semelhante e reeditado do designer Roberto Cavalli.
Uma das estrelas da noite, já que Tyla, de 22 anos, foi a segunda maior vencedora a seguir a Taylor Swift (somando os prémios Melhor Afrobeats, Melhor R&B e Melhor African act), evocou o legado da artista – conhecida por princesa do R&B – que morreu subita e tragicamente aos 22 anos numa queda de avião, corria agosto de 2001.
“Sei que é muito difícil categorizar a minha música, como se eu literalmente misturasse tantos géneros diferentes num só, mas o R&B é uma grande influência na minha música. Especialmente Aaliyah”, afirmou em noite de MTV European Music Awards. E prosseguiu, de olhos marejados: “Ela é uma das minhas referências, então o facto de eu estar a ganhar estes prémios com o vestido dela é como… , disse com os olhos marejados.
A noite de prémios ficou marcada pela vitória da norte-americana Taylor Swift, a homenagem ao malogrado cantor Liam Payne e, em nome lusitano, da vitória de Bárbara Bandeira.