O noivado tem prazo de validade ou arrisca-se a ser uma eterna noiva?

Porque duvidamos que alguém queira ficar noiva para sempre, fomos investigar se os noivados têm prazo de validade. Haverá, de facto, um tempo limite, considerado razoável, para os noivos trocarem alianças?

O período de noivado não deveria ser superior a um ano”, começou por explicar ao Delas.pt Cristina Fernandes, consultora em protocolo e etiqueta. E acrescentou: “Contudo, as variáveis envolvidas podem ser tantas e tão complexas que é arriscado determinar prazos”.

De facto, seguir o protocolo nem sempre acontece. Seja por não se conseguir juntar dinheiro suficiente para a festa que se pretende dar, por imprevistos de trabalho ou de saúde, ou até porque o ano que vem parece não ser o perfeito para o enlace. Tudo bem, segundo a especialista, desde que o período de noivado não acabe por se estender durante anos e anos.

E quanto à festa de noivado? É obrigatória? “Não é indispensável, mas é de bom gosto e de bom tom organizar, pelo menos, um encontro entre ambas as famílias. Sobretudo entre os familiares mais próximos, partilhando e celebrando um momento marcante na vida dos noivos, esclareceu ainda Cristina Fernandes.

Neste sentido, se for para seguir a tradição e cumprir o protocolo na perfeição, então deve, além da festa, ser oferecido o tal anel de noivado à noiva, tendo em conta que: “O anel de noivado é o símbolo visível de um compromisso entre duas pessoas que vão partilhar a vida. Faz sentido se, além do valor simbólico, a noiva apreciar essa joia e o noivo tiver condições financeiras de a adquirir”.

Tradicionalmente, deverá ser o homem a pedir a mulher em casamento, avança Cristina Fernandes, mas “na sociedade contemporânea e tendo em conta os conceitos de igualdade de género e a legalização do casamento entre homossexuais, esta tradição pode ter caído em desuso ou, pelo menos, não ser aplicável a todos as realidades”.

Posto isto, se está a pensar pedir alguém em casamento, saiba que para isso não há um momento ideal ou um protocolo a seguir. Quando achar que chegou a altura certa, arrisque: “as regras de etiqueta não se podem sobrepor nem aos sentimentos, nem às realidades de cada casal. Aí deve vigorar o bom senso e, sobretudo, as circunstâncias e vivências de cada um”, disse por fim Cristina Fernandes.

O pedido já aconteceu? Então o melhor é dar uma vista de olhos na galeria de imagens acima, onde reunimos sete razões para organizar um casamento pequeno. Acredite que há várias vantagens.

[Imagem de destaque: iStock]

Por que é que casar acaba com o sexo?

Não faça isto no dia anterior ao seu casamento!