O novo bar do Porto é inspirado nos loucos anos 20 e fica a dois passos dos Clérigos

Entrar num bar da Baixa do Porto e ouvir foxtrot, charleston e jazz podia ser uma experiência invulgar, não fosse o espaço inspirado nos loucos anos 20. Faz jus ao nome escolhido, Golden Oldie, não só porque remete para tempos antigos, mais especificamente essa década do século XX, mas também porque faz lembrar a lei seca, que deu origem a muitos bares speakeasy com salas secretas.

Embora o Goldie Oldie não tenha nenhuma das suas divisões escondidas do público, a decoração remete para a art nouveau com tons dourados a marcarem o espaço, juntamente com algumas poltronas – e até o logo. Para o encontrar basta ir até ao Campo dos Mártires da Pátria, que fica a uma curta distância da Torre dos Clérigos, na Baixa do Porto.

A grande aposta é a mixologia e os visitantes vão encontrar nove cocktails de autor, dos quais dois são não contêm álcool (mocktails). Os ingredientes utilizados fogem ao óbvio e, por isso, não se admire se encontrar licor de jasmin, azeite de trufa negra, chá de Erva-Príncipe, ervilhas ou óleo de coco na descrição das bebidas. E, porque os “olhos também comem” é comum os copos serem originais, como a ampulheta que acolhe um dos coctails fumados, como o Legado.

Existe ainda um menu com as bebidas clássicas (old fashioned, mojito, whisky sour…) e ainda uma carta com algumas alternativas para trincar e acompanhar os cocktails. É assinada pela chef Carla Silva e por lá encontram-se opções como as bruschette de ratatouille ou salmão fumado, madalenas de roquefort e tomilho, e empada de coq-au-vin. Abre entre as 18h00 e as 02h00.

 

Gelados de ‘Stranger Things’ chegam ao Porto