É mesmo perigoso comer torradas queimadas?

Apesar das torradas fazerem parte do pequeno-almoço ou do lanche de muitos de nós, nem sempre é fácil conseguir a torrada perfeita, dourada e estaladiça. Prova disso é que provavelmente já todos nós deixamos queimar (pelo menos) uma fatia de pão. Quem nunca? Mas… poderá a zona queimada da torrada ser um perigo para a saúde? A nutricionista Helena Real afirma que sim.

“Quando tostamos ou torramos excessivamente o pão acabamos por carbonizar determinadas partes do alimento, fazendo com que sejam produzidas algumas substâncias tóxicas para o nosso organismo”, começou por explicar ao Delas.pt a especialista em nutrição. E prosseguiu dizendo: “Temos que evitar a formação daquelas partes escuras do pão, as zonas mais pretas. Quando torramos fica sempre aquela cor dourada, não é esse o problema. O problema é quando fica mesmo preto”.

Apesar de ainda não existirem estudos em humanos sobre o assunto, investigações com animais mostram que a toxicidade das substâncias desenvolvidas pelo calor excessivo pode levar ao aparecimento de vários tipos de cancro.

Por isso, na hora de fazer torradas, há que ter alguns cuidados. Ter atenção à posição do pão, não o deixando encostado ou demasiado próximo das fontes de calor é uma forma de evitar que determinadas partes acabem queimadas. Assim como estar atento ao temporizador das torradeiras ou tostadeiras, sobretudo daquelas que não tenham o mecanismo de trazer o pão para fora da área de calor – nessas situações, mesmo que o tempo programado para torrar o pão já tenha terminado, este permanece junto do calor, continuando a torrar.

Claro que todos temos descuidos e, por vezes, pode acontecer lá vir uma fatia mais queimada… O que é que fazemos? Se há quem procure torrar outra fatia, também há quem raspe a zona queimada e prossiga a refeição. Será isso correto? “Se rasparem tudo bem, mas também não há necessidade de o fazerem. É só não torrarem demasiado”, esclareceu Helena Real quando questionada sobre este hábito comum a muitos de nós.

Percorra a galeria de imagens acima e desmistifique alguns dos maiores mitos sobre o pão.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

O que acontece quando deixamos de comer pão?

Pudim de pão da princesa Diana