Como as instagramers descobriram a margem sul (e vão todas vestidas da mesma cor)

Se nunca pensou planear o guarda-roupa de férias em função do tom da toalha de mesa onde vai almoçar, seja bem-vindo ao verão de 2018. O cenário é um destino conhecido pela pequena esplanada mesmo à beira rio, simples e descontraído, com a mesa a pedir petiscos, copos e boa companhia. Dispensava grande publicidade, pelo menos na Grande Lisboa e arredores, mas já caiu no goto das influenciadoras internacionais, sempre atentas a tudo o que é must go, must see, must do, e outras ordens adoravelmente acatadas pelos servos pós-modernos – à exceção de must think.

De visita à capital, há quem não perca a oportunidade de rumar à outra margem, para conhecer, e fotografar (ou conhecer através da fotografia), sítios pitorescos como este, que passam cada vez menos despercebidos ao faro apurado do turista 2.0. E se o restaurante Ponto Final, em Almada, se vale em larga medida da vista fantástica que proporciona da ponte 25 de Abril (há quem compare a experiência com a de São Francisco, nos EUA), no momento da foto para as redes nenhum pormenor é deixado ao acaso no número 72 da Rua do Ginjal, em Almada.

Não, não falamos do efeito das petingas de escabeche, dos pezinhos de coentrada, da sopa de cação, dos carapauzinhos com arroz de tomate ou de outros mimos para o estômago presentes na ementa e capazes de levar qualquer um a esquecer-se de tirar foto – incluindo o inventor do daguerreótipo. É que essa é uma história muito antiga, do tempo das placas de cobre, e o mundo quer-se garrido e pouco oxidado.

Que o diga uma das pioneiras nesta elaborada produção, Tezza, diretora criativa, stylist e música, sedeada em Nova Iorque, viajante profissional, com 588 mil seguidores no Instagram. Foi em maio deste ano que partilhou uma foto com milhares de gostos na sua conta, de visita a esta paragem, estudada ao pormenor. Desconhecemos o que comeu, mas sabemos que se vestiu de amarelo.

Não demorou muito até que outra influenciadora, Claire Rose Cliteur, com 354 mil seguidores, seguisse o exemplo e replicasse a fotografia, de novo combinando o tom predominante com o seu visual. Porque, convenhamos, cada vez faz menos sentido recomendar: “aparece porque as sardinhas são bem assadas” quando se pode dizer “veste-te assim e assado porque apareces bem melhor na imagem”.

Percorra a galeria e bom apetite.

Como #sacarlikes com as dicas das nossas instagramers