O poder do pai no empoderamento de uma filha. Seis gestos a por em marcha

filha
[Fotografia: Daria Obymaha/ Pexels]

Criar uma filha não é uma tarefa fácil. Mesmo nos dias que correm as preocupações são constantes, desigualdade de género, assédio, preconceito, entre outros, continuam a ser questões atuais e que preocupam os pais.

E se as mães podem exercer junto das filhas exemplos de capacitação das suas filhas, os pais não estão, em nada, arredados destas tarefas. Desde os exemplos dentro de portas até à forma como gere e apresenta a sua vida à descendência, o papel do pai pode ser decisivo na construção de uma atitude forte e segura, no desenvolvimento de características de personalidade e na capacitação para o futuro.

Sendo assim, veja seis comportamentos que vão decisivamente influenciar e encaminhar a vivência de uma filha no sentido do seu empoderamento e confiança em si própria.

Mostre que a sua filha é capaz de qualquer coisa

Elogiar a beleza exterior da sua pequena não é algo negativo, mas o facto é que não se deve focar só nesse aspeto. É igualmente importante elogiar características como a inteligência e referir que se quiser é capaz de qualquer coisa. Desta forma, está a prepará-la para ser uma mulher forte e independente.

Elogie as mulheres

É importante para as meninas perceberem que os pais valorizam as mulheres inteligentes, participativas e ambiciosas. Ou seja, vá mostrando respeito pelo sexo oposto e aponte exemplos de mulheres fortes. Desta forma, está a mostrar à sua filha que, independentemente das escolhas dela, vai haver sempre um lugar na sociedade para ela.

Incentive a independência

Um pai deve sempre incentivar a sua filha a experimentar coisas novas e a aceitar novos desafios. O ideal é reforçar um sentimento de confiança ao dizer que ela pode fazer determinadas tarefas. Envolver a criança na gestão do dinheiro também é uma boa dica, refletir sobres o papel da mulher na sociedade também é algo que deve ser feito.

Deixar a filha falhar

Muitas vezes, as melhores lições são aprendidas após um erro. Deve ensinar a sua filha a ser resiliente e a confiar nela própria, deixando que também lide com a deceção e aprendendo a reerguer-se de novo. Se não a deixar falhar, a mensagem que está a passar é a de que não consegue lidar com o erro.

Desenvolver o pensamento crítico

Usar, por exemplo, o tempo das refeições para incentivar uma discussão em que se valoriza o pensamento e se fazem questões é algo muito benéfico. Peça a opinião à sua filha e faça perguntas delicadas que a forcem a analisar o próprio pensamento.

Seja um exemplo de igualdade de género

Que os nossos filhos tendem a espelhar as nossas ações é um facto, portanto tente ser um exemplo no que diz respeito à igualdade de género para provar à sua filha que mulheres e homens têm os mesmos direitos.

Divida tarefas domésticas, por exemplo, assim porá fim a estereótipos associados à ideia errada de “trabalho de mulher”. Respeitar a carreira da sua companheira e dar provas disso mesmo também é fundamental.