O psicopata da Netflix que está a apaixonar toda a gente…mas não devia

A Netflix já com vários êxitos de produção própria, como é o caso da série A Casa de Papel, sendo também conhecida por estrear vários documentários ou séries polémicas. Desta vez, a preocupação vem acompanhada da série ‘You‘ (‘Tu’), onde a personagem de um psicopata está a apaixonar toda a gente – mas não era suposto.

Penn Badgley, também conhecido como Dan na série ‘Gossip Girl’, é o protagonista desta série, Joe, um psicopata que mata e persegue. Isto deveria ser o suficiente para que as pessoas receassem esta personagem, mas em vez disso há uma vaga de atração e paixão instalado em torno de Joe, ao ponto do próprio ator sentir a necessidade de intervir.

Respondendo a uma publicação no Twitter de um fã que afirmava que estava destroçada por uma ação da personagem, o ator respondeu: “Ele é um assassino“, fazendo com que as pessoas entendam que é importante ver que a personagem é perigosa. Por outro lado, não param de surgir fãs a romantizá-la, como ilustram os comentários seguintes: “O Joe é mesmo sexy” ou “Joe, por favor, rapta-me” são apenas alguns exemplos.

A série, que ganha agora espaço na ‘família’ Netflix, retrata a vida de Joe e as suas tendências assustadoras e mesmo obsessivas. A personagem trabalha numa livraria, onde acaba por desenvolver um interesse – fatal – a uma aspirante a escritora, Beck. A personagem começa a perseguir a mulher na internet, a roubar, manipular e, por fim, assassinar as pessoas que cercam o alvo da sua obsessão. Isto deveria fazer com que as pessoas sentissem medo e não atração por Joe, como está a acontecer.

No seu livro “Deuses Caídos“, o psicólogo e sexólogo Fernando Mesquita ilustra, em mais de 200 páginas, os vários tipos de personalidades que podem compor uma relação. Para além dos desesperados por relações amorosas, existem vários outros exemplos que podem ser nocivos e até perigosos, como os manipuladores: deturpadores de mentes, predadores emocionais e oportunistas. Como parece ser também o caso desta personagem interpretada por Penn Badgley.

Relações tóxicas: parecem sexy e perfeitos, mas é uma ilusão

Para o psicólogo, os manipuladores parecem cheios de qualidades até os conhecermos bem. Apresentam-se como sedutores, inteligentes, emotivos, interessados e encantadores. Só que tudo isso vem com um propósito: conquistar alguém. Soa familiar?

Mas, afinal, como é que podemos identificar se temos diante de nós um psicopata ou apenas um manipulador? O psicólogo Fernando Mesquita elaborou uma lista com 19 exemplos de sintomas ou atitudes que os parceiros destas pessoas tendem a sentir ao longo da sua relação.

Percorra a galeria de imagens acima e saiba identificar estes comportamentos.

Estas são as 10 séries mais populares da Netflix em 2018, e há surpresas