O que acontece quando passa uma semana a comer alimentos fora da validade?

shutterstock_409942489

Já todos consumimos alimentos alguns dias depois de o prazo de validade ter terminado. Mas o que acontece se passarmos sete dias a comer apenas isso? Casey Williams, editor do jornal norte-americano Huffington Post, fez a experiência. Das suas refeições fizeram parte alimentos como frango, bacon e vegetais murchos. No final, aparentemente nada afetou a sua saúde e terminou a semana a sentir-se bem.

“Um dos grandes contributos para o desperdício alimentar nas casas das pessoas é essa confusão com as datas de validade da comida. Não são controladas pelo governo federal e não dizem quando a comida se torna insegura, só dizem quando vai perder a frescura”, explicou Casey Williams.


Leia também o artigo: 10 dicas para uma alimentação ‘low cost’


Esta falta de esclarecimento faz com que, nos EUA, todos os anos se desperdicem várias toneladas de comida, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Em reação a estes dados, a médica norte-americana Natalie Azar afirmou que a data de final de validade é apenas colocada nos alimentos por questões de valor nutricional e não por questões de segurança.

“Os fabricantes dizem: ‘Colocar à venda até esta data’ e os supermercados colocam, mas isso apenas quer dizer que deve comprar o produto até essa data. Depois, dependendo da comida, pode ser boa para consumir depois dessa data”, sublinhou Natalie Azar.

Além ter comido alimentos que estavam em decomposição no frigorífico, Casey Williams também foi experimentar o que andava entre os caixotes do lixo de Nova Iorque durante a sua experiência. Chegou a comer um melão que já tinha sido deitado fora. “Cortei-o e estava delicioso”, acrescentou o editor do Huffington Post.