O que beber de manhã e como garantir que começa o dia da melhor maneira

Young woman drinking pure glass of water

Ninguém põe já em causa a importância do pequeno-almoço, a refeição inicial do dia. Porém, antes mesmo desse momento, a primeira substância que se ingere ao acordar pode ainda ter mais relevância na definição daquilo que vai ser o resto da jornada. Um grande copo de água? Água morna com limão? Sumo? Café? Chá verde?

Cada vez mais os nutricionistas pedem atenção para estas escolhas e deixam as melhores sugestões para que não haja erros na hora de começar o dia da melhor maneira.

Segundo vários especialistas ouvidos pelo site norte-americano Huff Post, a resposta passa sempre pelo mesmo elemento-base: a água, que repõe os níveis corporais de hidratação após uma noite de sono. E mesmo sem sentir sede. Mas é o quanto baste?

A primeira regra recomendada por todos para por evitar as modas. Os corpos e os metabolismos não são iguais. Por isso, assim que encontrar uma fórmula mais acertada para o seu corpo, não há qualquer urgência em mudar.

Os sumos, que têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos, têm uma fragilidade. “Um suco não contém todas as fibras da fruta inteira, mas pode ser incluído de vez em quando como uma boa fonte de vitamina C”, recomenda ao referido site a nutricionista Barbara Ruhs.

Já a homóloga Toby Smithson fala do benefício do chá, a qualquer temperatura. A sua experiência pessoal que incluiu o diagnóstico da diabetes aos oito anos, levou-a a encontrar soluções num jarro de chá todas as manhãs e para durar o dia todo. “As investigações mostraram vários benefícios para a saúde, inclusive para a prevenção e controle do diabetes. Os polifenóis do chá parecem influenciar a atividade da insulina e apresentam outros benefícios que incluem a melhoria da sensibilidade à insulina, manutenção da pressão arterial saudável, redução do risco de doenças cardíacas e redução dos riscos de desenvolver diabetes tipo 2.”

E a célebre água quente com limão? Os especialistas lembram que a ciência em nada é conclusiva neste aspeto, mas reconhece que a água morna acalma e que as gotas de limão dão um toque cítrico agradável e revigorante pela manhã. Mas se o sabor é a questão, então Amy Gorin recomenda antes a “obtenção de antioxidantes a partir do chá verde com limão”.

O café está longe de estar impedido, mas deve sempre vir acompanhado com bastante água. Há nutricionistas que lhe juntam uma colher de canela, aromatizando-o ainda mais e carregando-o de propriedades anti-oxidantes.

Proibido mesmo…

Despertar com açúcares adicionados ou bebidas processadas são mesmo opções de evitar. “Tal inundará o sistema corporal de açúcares, o que, apesar de trazer um bossa de energia rápido, será sempre seguido por uma quebra significativa a meio da manhã”, alerta a nutricionista Karen Ansel.

Já Amy Gorin lembra que “muitas bebidas energéticas contêm muita cafeína, o que, se as beber logo pela manhã, terá que ser muito cuidadoso com a ingestão de cafeína durante o resto do dia”, para não sobrecarregar o sistema.https://www.delas.pt/o-tipo-de-alimento-que-come-esta-ligado-a-altura-do-dia-em-que-o-ingere/lifestyle/906952/