O que comer e o que não comer na gravidez? Há um novo livro que promete ajudar

Saber comer bem na gravidez pode ser simples. É, pelo menos, esta a premissa de O Livro de Receitas para Grávidas (Influência), o mais recente de Maria Antónia Peças.

Com a ajuda da nutricionista Rita Cruz de Sousa, a autora de várias obras dedicadas à temática da alimentação, food developer e coordenadora de projetos sociais, debruça-se sobre as preocupações, hábitos e práticas alimentares a ter durante a gravidez.

Nesta fase, a alimentação adquire uma importância redobrada, questionando-se se é a adequada ao bem-estar da mãe e do bebé, quais os cuidados a ter, que comportamentos a evitar, durante esses nove meses, e ao mesmo tempo desmistificando algumas crenças.

“Mais do que desmascarar mitos, o que pretendemos com este livro é oferecer à grávida ferramentas para que possa aprender de forma simples a fazer as melhores e mais convenientes escolhas alimentares”, diz ao Delas.pt, Maria Antónia Peças.

 

Capa do livro (Preço: €17,69)

 

A ideia é ajudar a “simplificar rotinas, permitir decisões seguras nas opções do dia-a-dia, oferecer alternativas fáceis e rápidas de preparar sem deixar de proporcionar prazer, mas sem nunca desviar o foco na saúde e bem-estar da grávida e do bebé”.

Por isso, não é necessário cair em fundamentalismos, apenas estar mais vigilante e ter maior rigor nas escolhas que se fazem. Assim, pode uma grávida comer marisco ou saladas? Quais os riscos de consumir enchidos e carnes frias? É possível comer sushi durante a gravidez ou deve ser banido durante essa fase?

“A maioria das espécies de pescado e marisco são seguras para a grávida e podem ser englobadas na sua alimentação, sendo porém fundamental assegurar a sua qualidade e excelentes condições de confeção, de forma a prevenir toxinfeções”, começa por responder a autora, que ressalva que há “alguns tipos de peixe que a grávida deve evitar”. Trata-se dos peixes que podem “apresentar acumulações de mercúrio, que funciona de forma tóxica no sistema nervoso central do bebé”. Ou seja, peixes de grande porte, como o atum, o peixe-espada, o peixe-agulha ou corvina, entre outros. O consumo de alguns mariscos com concha também deve ser restringido, diz Maria Antónia Peças.

Mesmo sem restrições, “por uma questão de precaução, e para evitar intoxicações, o peixe e o marisco devem sempre ser consumidos bem confecionados”, refere. E em caso de a grávida ter de comer fora de casa “não deve ter vergonha de enviar um prato para trás se não estiver perfeitamente cozinhado e de recusar ostras ou amêijoas fechadas”, exemplifica. Na galeria, acima, leia os cuidados extra que, segundo Maria Antónia Peças, uma grávida deve ter quando se alimenta fora de casa.

Quanto ao sushi a autora é clara: “recomenda-se que a grávida se abstenha de o comer”.

Mas nem só o consumo de peixes e mariscos requer algum controlo. O consumo de produtos de charcutaria, em geral, os enchidos e as carnes frias, em particular devem obedecer às mesmas regras de confeção. Estes têm ainda uma “carga negativa por serem produtos sobrecarregados de sal na sua composição, e responsáveis por consequente aumento da retenção de líquidos, que é algo já de si comum durante a gravidez”.

No que toca ao consumo de líquidos “as bebidas alcoólicas são totalmente desaconselhadas e a grávida deve limitar as bebidas com cafeína a duas por dia”, dia a autora.

Além do peixe cru (ou mal cozinhado) e dos produtos de charcutaria, os ovos crus, a carne mal passada e os queijos moles, “especialmente se não for imune à toxoplasmose”, devem ser evitados.

Estas são algumas das dicas que podem ser encontradas, de forma desenvolvida no livro, para manter uma alimentação saudável na gravidez. Na primeira parte da obra, são também apresentadas listas dos nutrientes necessários e onde os encontrar, assim como informação sobre o peso ideal e formas para o controlar, e sobre como prevenir os problemas alimentares que podem surgir durante a gestação.

Já a segunda parte do livro é dedicada a pôr a informação adquirida na prática, incluindo 70 receitas, divididas em quatro categorias: snacks, sumos e entradas ligeiras; taças, cremes e sopas; pratos principais; e sobremesas e bolos.