Para ser vegana e manter a saúde é necessário planear as refeições e escolher os alimentos que substituam os nutrientes presentes nos alimentos de origem animal.
O número de vegetarianos em Portugal quadruplicou na última década segundo o Centro Vegetariano. São agora cerca de 120.000 os portugueses que seguem um regime alimentar vegetariano, metade dos quais são mesmo veganos. Estes últimos não consomem queijo, leite, mel, manteiga ou ovos. Os cerca de 60.000 veganos portugueses excluem dos seus hábitos de consumo tudo o que é de origem animal e são cada vez mais os que nem sequer incluem a lã, o couro ou a seda no seu guarda-roupa.
Ser vegano vai muito além da alimentação e é mais do que uma moda – trata-se de uma filosofia de vida. Parece só ter vantagens: diminui a poluição (a produção animal é altamente poluente), reduz a violência contra os animais e doenças associadas à ingestão exagerada de produtos de origem animal como o ácido úrico, colesterol ou obesidade.
Mas existem riscos. O principal? Carências de nutrientes como as vitaminas do complexo B, proteína e cálcio, vitamina D, ácidos gordos ómega 3 e ferro. Aliás, segundo um estudo publicado pelo americano Journal of Agricultural and Food Chemistry, os veganos têm um risco elevado de desenvolver coágulos de sangue ou endurecimento das artérias, condições que podem levar a ataques cardíacos e AVC. A pesquisa resultou da análise de dezenas de artigos publicados sobre a bioquímica do vegetarianismo nos últimos 30 anos Por esse motivo pedimos à nutricionista Bárbara Almeida de Araújo e autora do blog ‘Manias de uma dietista’ , que nos apontasse 10 alimentos obrigatoriamente presentes numa dieta vegana.
Siga a nossa galeria para conhecer o que não lhe pode faltar no prato no dia dia e ao mesmo tempo tempo abdicar dos produtos de origem animal.
Sara Raquel Silva