O que faz Bárbara Guimarães ir para a cozinha?

Bárbara Guimarães
Bárbara Guimarães, fotografada em fevereiro, em Vila Verde, na gala Namorar Portugal ( foto: Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens )

Quando vemos Bárbara Guimarães a conduzir as galas dos Globos de Ouro, dificilmente imaginamos a apresentadora da SIC de avental, à volta de tachos e panelas. Mas Bárbara é uma apaixonada por culinária. E, quando chega à hora de meter as mãos na massa, tem os seus truques e segredos.

“Gosto de cozinhar. Acho que também é um ato de amor. Pomos sempre muitos ingredientes daquilo que nós somos e daquilo que queremos que a receita seja e o sabor que ela vai dar a quem vai degustá-la”, começa por dizer Bárbara Guimarães, à margem da apresentação da coleção de livros do chef José Avillez, ‘Receitas em Grande’.

“Gosto de cozinhar. Acho que também é um ato de amor”

Apesar de admitir ter apetite por “experimentar pratos diferentes”, a especialidade de Bárbara é bem tradicional: “como gosto de temperar, de deixar a ficar apuradinho, de levar ao forno… faço uma perna de peru, grande, que costumo comprar a um senhor que tem as melhores aves. É um prato que faço recorrentemente quando tenho um jantar em casa. Também as pessoas já estão à espera disso. Também gosto de fazer a mesma receita, mas com galo capão. Fica muito bem. Precisa é de começar a fazer-se dois dias antes”, explica.

Bárbara Guimarães
Bárbara Guimarães com o ‘chef’ José Avillez na apresentação da coleção de livros ‘Receitas em Grande’ (foto: Palavras Ditas)

Mãe de Dinis Maria, de 12 anos e de Carlota, de cinco, a apresentadora revela que os filhos lhe pedem para os típicos pratos que as crianças adoram. “massas, bife ou hambúrguer”. “De qualquer maneira, acho que diversificar as refeições é importantíssimo. Gosto de introduzir muito peixe. É muito difícil convencê-los a comer saladas. Mas isso passa-lhes! A mim passou-me! Adoro saladas, de atum, de salmão!”, afiança.