O Apartamento serve uma tese de mestrado para jantar

collage

Dia 20 de maio, às 19h30, vai poder provar pela primeira vez uma tese de mestrado, n’ O Apartamento, em Lisboa.

Patrícia Gabriel é mestre em matemática computacional, passou pela Escola de Hotelaria do Estoril e, agora, frequenta o mestrado em ciências gastronómicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Universidade Nova de Lisboa, para o qual desenvolveu esta tese. O objetivo diz Patrícia Gabriel é:

“Pegar na cozinha portuguesa autêntica, juntar a magia que as ferramentas adquiridas no mestrado permitem, adicionar as minhas histórias e background e elaborar um menu em que a surpresa e o inusitado estão presentes, mas sobretudo a memória e os sabores originais”

Patrícia chega a O Apartamento pela mão de Paulina da Mata, professora e coordenadora do mestrado de ciências gastronómicas que a aluna está a terminar. Paulina da Mata além de professora e coordenadora, também já escreveu para o blogue Mesa Marcada e é autora do blogue Assins e Assados.


Veja também o artigo De manhã o brunch, à tarde o goûter!


O jantar-tese, Alimento, será constituído por 12 momentos gastronómicos, “imprevisíveis” e “sinestéticos”. Cada prato traz uma história, um momento, uma origem, uma inspiração que espelha o modo como Patrícia Gabriel encara a gastronomia. Reflexo disso é o momento “Água”, em que em vez de um mundano copo de água se servirá esferas de água com aromas, uma viagem nostálgica ao tempo em que Patrícia viveu na Índia, onde chegou a ter um restaurante. Como som ambiente, durante a refeição, vão ouvir-se sons que contextualizaram o que se prova ou sentir-se-á o prazer do ar puro do campo dentro de um frasco. Um teletransporte até às recordações e vivências de Patrícia Gabriel, até ao Algarve, até aos Açores com estes pratos peculiares conseguidos por técnicas de alta cozinha.

O jantar custará 70€ por pessoa e carece de reserva prévia n’ O Apartamento.