O que esperar da Semana de Moda de Londres?

2_destaque

A Semana de Moda de Londres tem início esta sexta-feira, 15 de fevereiro, e tal coincide com o fim da de Nova Iorque. Certames que antecedem as reputadas semanas de moda de Milão e Paris. Para esta edição na capital de terras de Sua Majestade, dedicada ao outono/inverno 2019, há desfiles que tem mesmo de manter debaixo de olho.

Os desfiles a não perder

Os três desfiles mais aguardados dos próximos dias são o da Burberry, de Victoria Beckham e de Alexa Chung. Riccardo Tisci fará o seu segundo desfile como diretor criativo da Burberry, depois de se ter estreado em setembro. O designer, que assumiu o cargo em março de 2018, tem feito mudanças na marca britânica, incluindo a criação de um novo logótipo. A Burberry de Tisci tem mais cor, padrões e peças mais modernas.

Depois da estreia em setembro, com a marca homónima, Alexa Chung está de regresso às passerelles londrinas. O desfile da apresentadora, influencer e modelo britânica foi bem recebido na temporada passada. Agora, resta saber se Chung continuará a conquistar.

Também de regresso está Victoria Beckham. A criadora e mulher do antigo futebolista David Beckham, que era presença assídua na Semana de Moda de Nova Iorque, mudou-se para a capital britânica para celebrar o 10º aniversário da marca. Não se sabe se esta mudança se irá manter daqui em diante, mas Victoria parece satisfeita com esta nova família. Além da apresentação da coleção, a ex-Spice Girl irá lançar o seu canal de beleza de Youtube durante o seu desfile, no domingo, 17 de fevereiro.

O grande regresso

O regresso mais esperado é o de Vivienne Westwood. A britânica de 77 anos regressa aos desfiles depois de duas temporadas a apresentar em formato digital. O desfile combina a apresentação das coleções feminina e masculina, que se esperam gráficas, coloridas e com uma forte componente política.

Desde o início da sua carreira, na década de 70, Vivienne sempre se inspirou na cultura punk. Apesar das suas coleções irem muito além desta inspiração, é curioso perceber o que nos irá apresentar a designer numa altura em que aquele estilo parece estar novamente na moda.

As estreias da temporada

São três as estreias mais sonantes da temporada: Shrimps, Wales Bonner e Asai e Symonds Pearmain. A primeira é conhecida pelos seus casacos coloridos de pelo falso e, mais recentemente, pelos seus vestidos com padrões florais e carteiras com contas. É o primeiro desfile da marca, criada por Hannah Weiland, e espera-se uma coleção divertida e muito “instagramável”. E por falar em Instagram, vale a pena espreitar o perfil da marca.

Wales Bonner estreia-se de uma forma diferente. A insígnia britânica, sob a alçada de Grace Wales Bonner, costumava desfilar edição masculina da Semana de Moda de Londres, transitando agora para a de mulher. No desfile serão apresentadas ambas coleções. Embora Bonner já tenha propostas femininas, será interessante perceber que rumo seguirá a partir de agora.

Por fim, mas não menos importante, há o desfile de Asai e Symonds Pearmain. Ambos estão inseridos no projeto Fashion East, de Lulu Kennedy, no âmbito do qual são escolhidos vários designers em início de carreira. Uma triagem feita a cada temporada, apresentando depois as suas coleções em desfile.

Lulu é conhecida pela sua capacidade de descobrir novos talentos e de que são exemplo Simone Rocha ou os portugueses Marques’Almeida. Por este motivo, é muito provável que os criadores que atualmente desfilam sob a sua alçada se tornem os nomes sonantes das próximas temporadas.

[Imagem de destaque: Pinterest]

O preto regressa no próximo outono, repleto de ousadia e atitude

Os looks de street style da Semana da Moda de Nova Iorque