O que fazer para evitar problemas intestinais nas férias

No verão, o tempo quente traz o aumento de situações fisiológicos relacionadas com o crescimento bacteriano, o que em muitos casos pode trazer alguns imprevistos indesejados às férias, como problemas intestinais ou diarreias. Há formas de o evitar e prevenir, ou, na pior das hipóteses, de tratamento, de forma a não sacrificar os dias de descanso e lazer.

Segundo Jorge da Fonseca, médico gastrenterologista do Hospital Garcia de Orta, em Almada, uma das formas de precaver o aparecimento deste problema é redobrar os cuidados na ingestão dos alimentos, sobretudo quando ao calor se juntam menos cuidados com a escolha do que se come e uma conservação nem sempre adequada.

“Com as idas à praia nesta altura do ano é muito importante manter a hidratação através da ingestão de líquidos, bem como optar por uma alimentação que não necessite de muita conservação como as frutas”, refere o especialista.

Mesmo tomando as precauções necessárias, é conveniente prestar atenção a sintomas como as dores abdominais, cólica e inchaço, que além do desconforto causado podem ser um indicador do desenvolvimento de diarreias.

Para que estas situação não lhe estrague as férias, o gastrenterologista deixa alguns alertas e conselho, que pode ver na galeria acima.

Cuidado: estes são os alimentos a evitar nos dias de maior calor