O que fazer quando o seu parceiro não mete limites à ex-namorada dele

iStock-637526994casal

A forma como as relações amorosas (ou de amizade) começam e acabam é, atualmente, muito diferente do que era há uns anos. Afinal de contas, não é novidade nenhuma que as redes sociais mudaram substancialmente a forma como nos relacionamos em sociedade e em casal. Os ex-namorados são agora uma dor de cabeça muito maior do que o eram há uns anos, antes de estarmos todos tão interligados.

Quando uma relação termina e há uma das partes que não lida bem com a situação, é bem provável que isso venha a afetar ou interferir com relações futuras. Se já sentiu que o seu parceiro ou parceira não colocou os limites necessários à sua ex, então saberá certamente do que estamos a falar. E nós ajudamos neste dilema, dando-lhe algumas dicas de como falar do assunto sem criar (ainda mais) atritos com a outra pessoa.

O primeiro grande passo, caso se esteja a sentir insegura com a situação, é manter a calma e deixar os ciúmes de lado. O importante é que ambos comuniquem e falem sobre o que estão a sentir perante o acontecimento, tentando encontrar uma solução em conjunto.

Fale com a pessoa e pergunte tudo o que necessita

Claro está que a comunicação é o primeiro grande passo. Se há algo que a está a incomodar, é importante que fale com o seu parceiro e lhe explique o que está a sentir. Se tiver dúvidas, não hesite em perguntar, porque pode até perceber que afinal não existe qualquer tipo de problema em relação ao assunto. Tente não intrometer-se em demasiada na relação do seu companheiro com a ex, nem exigir que deixem de se falar, até porque não sabe os contornos que estão por detrás do facto de eles se continuarem a dar. Coloque as questões que a estão a incomodar, não sendo no entanto demasiado intrusiva. Tente entender melhor o seu parceiro e a forma dele lidar com estas questões, até porque existem pessoas que se mantêm amigos dos seus ex-companheiros.

Não procure o conflito

Se o suposto é resolver o problema e não complicá-lo, o melhor é que ambos falem com tranquilidade, não procurando um conflito. Sabemos que por vezes pode ser complicado, no entanto, é essencial para não piorar uma situação que pode já ser delicada. Não altere a sua postura ou tom de voz, tentando falar de forma serena e sem demasiadas exigências. Não é vantajoso que demonstre assim as suas inseguranças e fragilidades, até porque a confiança é uma das grandes bases de uma relação.

Tente entender as razões do outro lado

Ainda que nem sempre seja fácil lidar com a presença do/a ex da sua nova relação, é importante que entenda as razões pelas quais ambos continuam a falar. Mesmo que o seu parceiro tenha superado o fim da relação, ele pode não querer magoar a outra pessoa, tentando por isso ser mais compreensivo. Se isso, no entanto, é algo que a incomoda, exprima isso em conversa, não deixando no entanto que as emoções levem a melhor de si. Outro tópico importante: não tente atingir a ex do seu parceiro – com indiretas em redes sociais, por exemplo – porque não lhe vai ficar bem nem irá solucionar nada. Se a outra pessoa também tentar atingi-la, ignore e não se deixe afetar, porque só perderá a razão e irá piorar a sua saúde mental.

O que fazer caso não cheguem a uma solução

Se, em conversa, não se chegou a nenhuma solução, não opte por tentar obrigar ou impor nada à outra pessoa, porque não adiantará de muito. Fale sobre os seus medos e inquietações, deixando claro o seu ponto de vista e mostrando-se disposta a encontrar uma solução que funcione para ambos. Se, mesmo assim, isto não resultar e a outra pessoa quiser apenas levar a sua avante, não se importante com o que você está a sentir, então talvez esteja na altura de repensar se é ou não saudável continuar nessa relação.