O que fazer quando sente que a sua relação à distância está mesmo distante

pexels-mateus-souza-2494701(1)

Estar numa relação amorosa nem sempre é fácil, muito menos se esta for à distância. Sabemos que o amor não é sempre um mar de rosas e ainda que a internet tenha facilitado o contacto à distância, há que continuar a alimentar a relação a dois.

Se está numa relação à distância, talvez já tenha passado – ou esteja a passar – por momentos em que sente mesmo um fosso entre si e o seu parceiro. A pandemia da Covid-19 não veio ajudar à festa, fazendo com que muitos casais se tenham afastado em plena quarentena ou mesmo após esta.

Aliás, segundo a psicóloga Catarina Lucas, entrevistada pelo Delas.pt, muitos dos seus pacientes acabaram mesmo por terminar as suas relações via mensagens, devido à distância e afastamento físico. Mas desengane-se se pensa que esta é uma tendência crescente apenas pela pandemia: já existia antes, uma vez que cada vez mais relações começam e terminam via plataformas digitais.

Se sente que está numa relação à distância e que as coisas estão cada vez mais a esfriar, existem algumas coisas que pode ponderar fazer para que o fim não seja ditado. E sim, em primeiro lugar a comunicação é a base de tudo.

“É natural que duas pessoas que não moram na mesma área e que partilham uma relação, às vezes, sintam mais a distância. Se espera que isso não aconteça, está a enganar-se”. Quem o afirma é Neely Steinberg, coach de encontros, ao meio de comunicação social Huff Post.

Principalmente numa altura em que o incógnito está mesmo ao nosso lado, devido à pandemia do Novo Coronavírus, é natural que problemas familiares, económicos ou de saúde comecem a surgir e acabem por levantar problemas na própria relação, provocando um afastamento. E esse afastamento acaba por ser mais fácil de acontecer quando a pessoa não consegue estar sempre ao nosso lado.

“As pessoas às vezes esquecem-se de que o principal objetivo de um relacionamento romântico é fornecer conforto e segurança, e a maioria das pessoas precisa da proximidade física para sentir isso”, afirmou ao mesmo meio Seth Meyers, psicólogo e autor de livros sobre a temática. E ainda que não seja impossível manter relações à distância, é normal que em certos momentos o casal se sinta mais sozinho e desamparado.

Mas há algumas fórmulas que podem ajudar a que esta relação não pareça tão distante, segundo alguns especialistas abordados pelo Huff Post. Veja abaixo algumas das suas sugestões:

Trabalhe bem na capacidade de comunicação

Não é novidade nenhuma que a comunicação é uma das bases fundamentais de um relacionamento. Quando o mesmo é à distância, é preciso haver uma dedicação maior a entender o outro e também a fazer-se entender. Se existe uma distância física, é normal que a relação comece a esfriar se os parceiros não falarem o suficiente. É preciso que ambos falem sobre os seus dias, sobre o que podem fazer para melhorar a relação, sobre os seus objetivos comuns. É importante partilhar, sem segredos ou mentiras, tudo o que estão a sentir e o que estão dispostos a fazer um pelo outro.

Não tenha medo das perguntas difíceis

Por vezes, evitamos fazer perguntas difíceis com medo da resposta que pode vir. Isso não deve, nunca, acontecer. Seja curiosa, arrisque, pergunte ao outro como se está a sentir e como é que vê o futuro da vossa relação. Traga ao de cima possíveis problemas que possam existir, tentando entender como o outro se sente em relação a isso e fazer também com que o outro entenda o seu ponto de vista. Não evite perguntas por receio, pelo contrário, arrisque-se em procurar e encontrar as respostas que ambos precisam.

Estabeleça expectativas em conjunto

Se existem uma relação, é importante que ambos tenham as mesmas expectativas e objetivos. E é importante que este tipo de assuntos seja abordado sem tabus ou medos. É importante que ambos sintam que estão “na mesma página” e que estão ambos a remar para o mesmo sentido. Não tenha medo de abordar o tema “futuro”, porque de facto é importante saber se ambos concordam com o que se pode vir a passar – e quando.

Faça planos tangíveis

A relação pode ser à distância, mas é importante que exista um plano de quando a mesma irá evoluir. É importante que o casal fale e crie planos conjuntos que sejam tangíveis e que possam, efetivamente, acontecer. E é importante que ambos concordem com esses mesmos planos. É importante antecipar alguns momentos e pensar neles, como por exemplo, qual a meta em que ambos se vão encontrar na mesma área de residência.

Faça um balanço das suas necessidades e sentimentos

Sabemos que uma relação assim não é fácil, especialmente quando as saudades apertam e se sente a necessidade de um conforto mais físico e presente. É necessário que analise bem os seus sentimentos e necessidades, porque é fácil fazer com que, ao não entender os seus sentimentos, acabe por exigir demais ao outro ou por criar uma pressão cada vez mais em antecipar certas metas já estabelecidas. Conhecer-se a si mesma é um grande passo para conseguir lidar com as suas emoções da melhor maneira possível.

Tente ouvir mais

Todos nós gostamos de falar do que sentimos. Mas já parou para pensar se está também a ouvir o que o outro lhe diz? Por vezes nem sequer o fazemos por mal, mas acabamos por estar tão focadas em nós mesmas que acabamos por não entender que, de outro lado, também está alguém que precisa de falar. O nosso parceiro também precisa de analisar os seus próprios sentimentos e, por consequência, falar dos mesmos, expondo os seus medos e receios. Pare um pouco para ouvir o que o outro tem a dizer e crie uma maior ligação e intimidade emocional.

Seja criativa

A distância traz consigo vários problemas, por isso há que ser criativa e arranjar forma de os contornar, especialmente no que diz respeito à falta de contacto físico. Portanto, tal como um casal que vive junto deve arranjar forma de apimentar a relação, também um casal que está longe um do outro o deve fazer. E a verdade é que a internet facilitou, e muito, este processo. Há que tentar arranjar formas de contornar este afastamento e de melhorar a intimidade e proximidade entre ambos. Para além das chamadas de vídeo e voz com conversas banais, faça também jogos com o parceiro (sexuais ou não) e procure por alternativas que vos mantenham unidos.