O que fazer se a sua família a faz sentir culpada de não ir a casa nas festas

pexels-jonathan-borba-3303614(2)(1)

Sabemos que dificilmente as famílias chegam todas à mesma conclusão sobre determinado assunto. No que diz respeito à Covid-19, cada um tem uma visão muito própria sobre o tema: uns deixaram completamente de fazer as suas vidas e outros tentam adaptar-se à nova realidade. Nenhum está errado, mas nem sempre é fácil chegar a um consenso.

Sabemos que nenhuma das opiniões está errada e que há que respeitar cada uma delas. No entanto, enquanto algumas pessoas não se sentem preparadas para passar o Natal em família, outras criticam quem não o quer fazer. Afinal de contas, sabemos que vivemos uma pandemia, uma luta contra um inimigo invisível, e que as direções que temos são, precisamente, evitar os ajuntamentos e promover um distanciamento social – que se torna extremamente impossível numa ceia de natal.

Sabemos que ficar em casa e não viajar para a casa das famílias é a decisão mais acertada e segura nestes tempos. Mas nem toda a gente quer abdicar do natal e, inclusive, fazem com que as pessoas que tenham tomado a decisão de não se juntar se sintam culpadas.

Por todo o mundo os casos de novas infeções, internados ou mortes disparam em flecha. As medidas de restrição também apertam, especialmente com Portugal novamente em Estado de Emergência.

“À medida que o tempo fica mais frio, estas reuniões passam a acontecer em ambientes fechados, muitas vezes na ausência do uso restrito de máscara, como em casas particulares, criando as condições perfeitas para um vírus que se pode espalhar entre as pessoas que estão amontoadas num espaço mal ventilado”, alertam especialistas citados pelo HuffPost.

Toda a gente está a desejar para que a normalidade volte. Para que os abraços e os beijos voltem. Mas sabemos que tal ainda não é possível e que exige um esforço redobrado de todos nós. E custa especialmente numa altura em que já estamos há meses sem vermos os nossos entes queridos ou porque esta era a única altura do ano em que todos se reuniam.

Esta é uma altura em que, segundo os especialistas como psicólogos e psiquiatras, as crises de ansiedade começam a aumentar e existe uma pressão para que a família se volte a reunir. E sabemos que sentimentos de culpa por estar a decidir não viajar nesta altura são desnecessários e é necessário contorná-los, acreditando que para o ano tudo vai ser melhor.

Se algum familiar continua a insistir para vir passar o Natal a casa, e sabe que não o deve fazer, então tente parar de se justificar e apenas assuma a sua posição. Se sabe que essa atitude é feita em prol do bem e segurança de todos, e sabe que a sua decisão não se vai alterar, apenas afirme que entende a desilusão, que também não gosta da situação mas que a sua decisão está tomada. Peça à sua família para respeitar a sua decisão.