O que há num Volvo que agrada às mulheres?

O novo Volvo S90 foi eleito “Carro do Ano Mundial das Mulheres” no segmento de luxo. Já em 2015, o XC90 tinha arrecadado o prémio principal e o da categoria SUV-Crossover. Conduzimos os dois para melhor compreender estas escolhas.

Mas antes de conhecermos estes modelos de topo da Volvo, há uma pergunta a fazer: o que mais importa às mulheres num carro? Segurança, relação preço-qualidade, estética, espaço de arrumação, child-friendliness, facilidade de condução, cores, sex appeal e impacto ambiental. Estes são pelo menos os critérios para a escolha do Womens World Car of The Year – uma votação só de mulheres.

A limusine S90

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O S90 é um automóvel executivo feito para estrada. E é assinalável a leveza com que se conduz, mesmo tendo quase cinco metros de comprimento. Pode perfeitamente usar-se no trânsito da cidade – fácil de manobrar, está quase ao nível de um citadino – ou em estradas mais sinuosas, graças ao bom desempenho da suspensão pneumática Four-C (um extra que custa 2030 euros). Ajuda também a transmissão associada à caixa automática de oito velocidades.

O preço base do S90 é de 53.874 euros.

Ao nível do conforto, o S90 excede as expectativas, começando logo pela insonorização. Os bancos da frente são envolventes e ideais para viagens longas, e incluem até apoios laterais elétricos (por mais 431 euros). O ambiente “nórdico” a bordo é de requinte, com apontamentos em madeira de muito boa qualidade no tabliê e nas portas. O ecrã tátil na consola central concentra praticamente todas as funções, desde as ajudas à condução, GPS e tecnologia de conectividade, até às mais simples, como o rádio, obrigando muitas vezes a desviar a atenção da estrada para escolher a estação certa – mas claro está que também existem botões de atalho no volante multifunções.

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Espaço também não falta. Nos bancos traseiros poderão viajar perfeitamente três adultos, com dimensão de sobra para as pernas. Há lugar de sobra também para colocar uma cadeirinha de bebé, sem condicionar a habitabilidade dos restantes passageiros. Para a bagagem há também muito espaço de arrumação e acesso fácil, ainda que os 500 litros disponíveis na versão berlina estejam ligeiramente abaixo dos rivais alemães BMW série 5, Audi A6 e Mercedes classe E.

Neste ensaio conduzimos a versão diesel com motor D4 FWD com 190 cavalos – não é o mais potente a gasóleo, esse é o D5 de 235 cv –, tem rápida resposta à aceleração, mesmo nas recuperações em regimes baixos. Os três modos de condução possíveis – Comfort, Eco e Dynamic – permitem variar os estilos de condução, um mais rápido ou um mais confortável, mais familiar. Tudo depende do espírito da viagem, porque o coração deste carro aguenta emoções fortes – sendo que o gasto de gasóleo será proporcional: a marca anuncia 4,4 litros/100km de consumo misto, mas as médias registadas no ensaio rondaram os 6 litros. O preço base do S90 é de 53.874 euros.

(texto adaptado do artigo publicado na edição da revista Notícias Magazine de 5 de março de 2017, com o ensaio ao S90, escrito pelo mesmo jornalista)

O triunfo da segurança

No capítulo da segurança, o S90 – tal como a carrinha V90 – conquistou este ano nota máxima (cinco estrelas) nos testes da EuroNcap, a entidade que avalia os automóveis no mercado europeu. Resultados que não surpreendem, a avaliar pela meta a que a Volvo se propõe em 2020: que não haja registo de vítimas mortais ou feridos graves nos seus veículos novos. Daí que o S90, o V90 e o XC90 estejam no topo dos automóveis com melhor tecnologia de assistência à segurança – o “pilot assist”, por exemplo, acelera, trava e corrige a trajetória dentro da faixa de rodagem, até ao limite de 130 km/h, sem intervenção do condutor, tendo atenção ao veículo da frente.

O SUV XC90

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A primeira caraterística marcante num SUV de luxo como o XC90 é precisamente a segurança – já vem de longe a ideia de que este modelo está no topo da segurança automóvel, e a nova geração não defrauda em nada as expectativas.

Conforto é a segunda palavra de ordem. Os bancos da frente são autenticas poltronas. Uma viagem a bordo do XC90 é uma experiência magnífica. Mesmo para quem viaja atrás, onde há espaço de sobra para três ocupantes (em bancos reclináveis) e, no lugar de um deles, pode colocar-se perfeitamente uma cadeirinha de bebé. Na terceira fila de bancos, há lugar para mais dois passageiros que, estes sim, convém não serem adultos (ou pelo menos muito grandes). Claro está que aqui o espaço da bagageira sai comprometido – fica ao nível de um familiar médio.

O preço base do XC90 é de 63.93 euros.

Outro ponto assinalável é a posição elevada de condução, o que permite ter melhor visão da estrada. O XC90 dá mesmo a sensação de se estar a bordo de um SUV – e na verdade não é apenas sensação. Este é um verdadeiro SUV, com motorizações idênticas ao S90 e muito fáceis de conduzir em qualquer tipo de percurso. Acontece que neste modelo as elevadas dimensões exteriores são um dado a ter em conta no momento em que se conduz. Não em autoestrada, ou em estradas mais abertas onde o desempenho é extraordinário. Mas sim em cidade, em espaços apertados e especialmente a estacionar. Nem sempre é fácil encontrar um lugar onde caiba este carro e se possa abrir as portas à vontade.

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Neste ensaio, a unidade testada tinha motorização idêntica à do S90 (motor D4 FWD com 190 cavalos). Revelou-se igualmente potente e descomplicado, mas aqui nota-se mais o peso (cerca de duas toneladas) a cada aceleração – se o condutor procura uma condução mais reativa, o melhor é optar pelo modo Dynamic. Neste caso, os consumos mistos ficam mais longe dos anunciados 5,2 litros/100km. No nosso caso excedemos este valor, andando sempre perto dos sete litros.

De tecnologia e de luxo o que foi dito para o S90 assenta como uma luva no XC90. É um estilo escandinavo que não deixa nenhum pormenor ao acaso. O preço desta máquina? Desde 63.93 euros.