O que muda no seu corpo com a dieta cetogénica?

Fazer dieta sem aconselhamento profissional é sempre uma má opção. Prova disso é a dieta cetogénica, que está muito na moda entre quem pratica desporto com regularidade. Os adeptos deste tipo de alimentação comem legumes, queijos, ovos, frutas, castanhas, sementes, óleos e carnes, mas excluem por completo o pão, massa, doces, leite, milho, feijões e arroz. Sem hidratos de carbono para transformar em energia, o corpo terá de recorrer a outros nutrientes e faz com que, durante as primeiras semanas, as pessoas sintam dores de cabeça, tonturas e outros sintomas semelhantes aos de uma gripe.

Apesar destes efeitos negativos durante as primeiras semanas, a dieta cetogénica também tem vantagens. Uma delas é a redução do risco de desenvolver doenças crónicas. No entanto, a maioria das pessoas não sabe que o objetivo desta dieta é perder gordura e não peso, acabando por aplicá-la nos casos errados.

“A dieta cetogénica ativa o processo natural de queima de gordura do seu corpo. É uma versão rigorosa da dieta com poucos hidratos de carbono, onde o objetivo é comer não mais que 20 gramas de hidratos por dia. Seguir uma dieta cetogénica também melhora os níveis de energia, uma vez que as pessoas com excesso de peso ou obesas têm muito menos energia do que as pessoas que têm um peso corporal saudável“, explica a nutricionista Michelle Bond no seu site.

O melhor é consultar um especialista antes de pôr qualquer tipo de dieta em prática. Na galeria de imagens acima pode ver os seis efeitos que a dieta cetogénica tem no seu corpo, segundo o site Runner’s World.


Leia também:

Nutricionista revela segredos da dieta de Kim Kardashian