Nanoinfluencers no Instagram: O que são e como podem triunfar

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Nanoinfluencers? Sim, eles vêm aí e estão prestes a roubar o lugar dos influencers no Instagram. A capacidade de influenciar nas redes sociais parece estar a mudar e ter muitos seguidores já não significa ter muita influência. Há mesmo quem defenda que ser-se seguido por muitos milhares de pessoas pode ser prejudicial, o que está a abrir caminho para os nanoinfluencers (nanoinfluenciadores).

E o que são então ‘Nanoinfluencers’? Trata-se de um novo lugar na hierarquia do Instagram, abaixo das celebridades e dos influencers, mas acima dos anónimos. São instagramers com contas bem organizadas, apelativas e com conteúdos que podem ser interessantes e até úteis para quem os segue, podendo ter uma área específica, como viagens, beleza, moda ou outro tema. A (grande) diferença, que realmente distingue um nanoinfluencer de um influencer, é simplesmente o número de seguidores.

Enquanto um influencer pode possuir milhares e milhares de seguidores, um nanoinfluencer é alguém que se encontra entre os mil e os dez mil, refere Begoña González, especialista em marketing digital e diretora de Crescimento e Desenvolvimento da Agência Best, ao suplemento S Moda do jornal Espanhol, El País.

De acordo com a especialista, “a principal vantagem é o engajamento (comprometimento) que os nanoinfluencers têm”. “As pessoas que os seguem leem o seu conteúdo com muita atenção e interagem mais, por ser mais provável obterem uma resposta. Outro benefício claro é a grande confiança neles depositada, uma vez que os seguidores assumem que ninguém lhes paga e, portanto, a informação que passam é verdadeira”.

Ora bem, se antes o pensamento das marcas era recorrer a influencers, com muitos seguidores, para conseguir chegar ao maior número de pessoas possível, agora já não é bem assim. Chegar às pessoas e mostrar o produto não chega, é preciso que os seguidores acreditem e que confiem no conteúdo que lhes está a ser transmitido. Isso deixou de acontecer a partir do momento em que os influencers passaram a ser vistos como vias de publicidade, sendo pagos pelas marcas para falar sobre determinado produto. Perante um serviço pago, a opinião dada passou a poder estar condicionada, o que não dá segurança ao seguidor.

Estão já os influencers a sentir-se ameaçados?

Um olhar mais atento permite-nos reparar que, atualmente, alguns influencers fazem questão de mencionar determinados conteúdos como “Não patrocinado”. Há mesmo quem chegue a referir ter comprado determinado produto, mostrando o talão de compra para que os seguidores não pensem que foi oferecido. Outros fazem ainda questão de dizer que falam de uma determinada marca por gostarem dela e não por receberem algo em troca.

Mesmo assim, a confiança parece estar a mudar-se para pequenos influencers, os tais nanoinfluencers. Apesar de os perfis de Instagram destes estarem a começar a ser procurados por determinadas marcas, ainda não possuem tanta notoriedade para que os seguidores pensem que as suas opiniões são compradas.

Posto isto, será que vamos acabar por ver alguns influencers de profissão a procurar diminuir o número de seguidores?

[Imagem de destaque: Shutterstock]

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