O que são os retiros para pais enlutados? Judite Sousa revela que fez um para lidar com a perda do filho

Judite de Sousa
[Fotografia: Instagram]

A jornalista revelou, em vésperas de lançar o novo livro Pedaços de Vida, marcado para 23 de janeiro, que fez um retiro espiritual especialmente vocacionado para pais que perdem os seus filhos.

“Fiquei durante dois dias neste pequeno quarto de um mosteiro em Arezzo, Itália, onde se realiza todos os anos um retiro espiritual de pais que perderam os filhos, vindos de toda a Itália”, revelou numa nota publicada no Instagram, esta quinta-feira, 5 de janeiro.

Aos seus seguidores a rosto da informação explicou que ocultou este facto de “todos os que são próximos”.

“É chegado o momento de contar o que aconteceu e deixar uma palavra de gratidão a quem me proporcionou dois dias de apaziguamento espiritual. Dia 23 nas livrarias: Pedaços de vida’”, acrescentou.

Recorde-se que a capa do novo livro da jornalista já foi revelada, tendo sido dada a conhecer no início desta semana.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Judite Sousa (@juditesousaoficial)

Recorde-se que Judite Sousa perdeu o único filho, André Sousa Bessa, de 29 anos, a 29 de junho de 2014 na sequência de um acidente na piscina.

Mas o que são estes retiros e em que consistem?

Judite Sousa deverá revelar o que acontece nestes encontros de pais que lidam com a maior dor: a de perder um filho. E se a jornalista revela ter estado num Mosteiro em Arezzo, há também outras propostas semelhantes em Itália.

Em Fondi e a cerca de 300 quilómetros de Arezzo, o Mosteiro de San Magno, refere o site, é também palco destes retiros. A fraternidade explica que as sessões de grupo seguem “um percurso de questões e temas que podem ajudar a passar do desespero à esperança”.

Encontros onde as perguntas e respostas difíceis como ‘Porquê a mim?’ ou ‘Onde estava Deus?’ imperam, mas que ao fazê-las “já significa aceitar a vida, concordar em fazer o caminho” lado a lado com “outros pais que viveram e estão a viver a mesma experiência de perda, dor e sofrimento”.

Esta comunidade em concreto que trabalha com pais enlutados apresenta-se como “um grupo de autoajuda, fundado no encontro mútuo (…) onde se pode entrar e sair livremente, onde se pode dar e receber, um lugar onde se pode fazer um período de caminhada juntos”.